Salmo 23 - O Senhor é meu Pastor, nada me faltará...

1. Uma fórmula para o pensamento. Um pastor recebeu a visita de um homem que admira muitíssimo. Ele começara a trabalhar em uma certa empresa, muitos anos atrás, exercendo uma função inferior, mas com muita vontade de vencer. Ele era dotado de muitas habilidades, e de uma grande energia, e fez bom uso disso. Hoje, esse homem é o presidente da companhia, e possui tudo que tal cargo representa. Entretanto, durante a caminhada que o levaria a esta posição, ele não obteve a felicidade pessoal. Tornou-se nervoso, tenso, preocupado, doentio. Um de seus médicos sugeriu-lhe que procurasse um pastor. O pastor e ele conversaram sobre os remédios que lhe haviam sido receitados e que ele tomara. Depois, o pastor pegou uma folha de papel e lhe deu a sua receita: ler o Salmo 23, cinco vezes por dia, durante uma semana. Disse que o tomasse exatamente como ele indicara. Primeiro, deveria lê-lo logo que acordasse de manhã, atentamente, meditando bem nas palavras, e em espírito de oração. Depois, ele

Quando Deus precisou de um jovem

SERMÃO

Texto: I Samuel 16 : 6 -13

Introdução:

A – Vivemos num mundo em crises globais:

1 – Crise política, crise social, crise econômica, crise financeira, crise de identidade, crise moral, crise religiosa. Haja crise!...

a) Na crise política, muitas vezes falta um homem no qual podemos depositar a nossa inteira confiança na esperança de que seja a pessoa certa para resolver os problemas certos e complicados de nossos dias.
b) Na crise financeira que está aí, espera-se sempre por alguém capaz de resolver os nossos problemas socioeconômicos e financeiros, que também abalam o mundo hodierno.
c) A crise moral aumenta e se alastra cada dia.
d) Mas a pior crise é a que enfrenta o cristianismo de nossos dias.

(1) A crise que a Igreja de Deus enfrenta.

B – Urge que se levantem homens capazes de resolver os problemas da humanidade, que são muitos.
1 – O mundo necessita de homens.
2 – A Igreja de Deus necessita também de homens.

Citação: “A maior necessidade do mundo é a de homens - homens que não se comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus”. E.G.White, Educação.

I – DEUS ESCOLHENDO UM JOVEM, QUANDO HAVIA GRANDE CRISE EM ISRAEL.

A – Deus chamou o profeta Samuel para escolher um jovem.

1 – Samuel dirigiu-se à casa de Jessé, a fim de ungir um de seus filhos.

a) Chegando lá, viu primeiramente a Eliabe, jovem simpático, esbelto, bonito, cheio de vida - e não teve dúvidas: “é esse”.
(1) Concluiu apressadamente: “Certamente está perante o Senhor e o seu ungido”. v. 6
(2) Porém o Senhor disse a Samuel: “Não atentes para a sua aparência, nem para sua altura, porque o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem. O Homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração.” (v. 7) .
(3) O homem vê a aparência plástica, a cor da pele, a cor dos olhos, a natureza dos cabelos, a beleza do ângulo facial e as demais coisas exteriores...
(4) Deus, porém, vê o coração. Em face disto, temos uma responsabilidade: conservar o coração puro. Jesus disse: “Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus”.

B – Voltemos à escolha de Samuel.

1 - Passou em seguida em sua frente Abinadabe, mas não era ele o escolhido.
2 – Passou Samá, porém não era ele também.
3 – Assim, passaram os sete filhos de Jessé em frente de Samuel.
4 – Samuel, desapontado, perguntou: “Acabaram-se os jovens”? (v. 11).

a) Pensemos na seriedade da pergunta. Uma pergunta intrigante ainda hoje: “Acabaram-se os jovens?”.

Aplicação homilética: A pergunta continua ecoando ainda hoje: Acabaram-se os jovens? O que você acha: os jovens acabaram ou não acabaram? É uma pergunta que não quer calar. É uma pergunta que não pode calar!

5 – Foi aí que Jessé se lembrou que ainda faltava um filho: Davi.
a) Disse Samuel: “Manda chamá-lo, pois não me assentarei à mesa sem que ele venha.” (v.11. Últ. Parte)
6 – A chegada de Davi. I Samuel 16:12 e 13 – “Então, mandou chamá-lo e fê-lo entrar. Era ele ruivo, de belos olhos e boa aparência. Disse o Senhor: Levanta-te e unge-o, pois este é ele. Tomou Samuel o chifre de azeite e o ungiu no meio de seus irmãos; e, daquele dia em diante, o Espírito do Senhor se apossou de Davi”.

II – ÉPOCA DE CRISE EM ISRAEL

A – Como sempre, a guerra: agora era mais uma guerra entre os israelitas e os filisteus.

1 – Os filisteus se congregaram no vale de Elá para guerrear contra os israelitas.
a) Os filisteus estavam de um lado do vale e os israelitas, do outro.

B – Saiu Golias, um gigante: tinha seis côvados e um palmo de altura - mais de três metros. O mais alto que já existira.

1 – Imagine você Golias jogando basquetebol!...
2 – Trazia um capacete de bronze e uma couraça com 5.000 ciclos de bronze. Trazia caneleiras, dardos, uma lança mais pesada e mais alta que uma árvore.

C – O Desafio. I Samuel 17: 8-10 – “Parou, clamou às tropas de Israel e disse-lhes: Para que saís formando-vos em linha de batalha? Não sou eu filisteu e vós servos de Saul? Escolhei dentre vós um homem que desça contra mim. Se ele puder pelejar comigo e me ferir, então, seremos os vossos servos; porém, se eu o vencer e o ferir, então, sereis nossos servos e nos servireis. Disse mais o filisteu: Hoje, afronto as tropas de Israel. Dai-me um homem, para que ambos pelejemos”.

III – UMA SOLUÇÃO INTELIGENTE PARA ACABAR COM AS GUERRAS

A – A sugestão inteligente de Golias era: “Dai - me um homem para que pelejemos”.

1 – Eu acho que esta seria uma maneira muito racional para resolver os problemas das guerras ainda em nossos dias: colocar dois valentes para brigar. O vencedor venceria sempre pelo seu país.
2 – Imagine se esta tática de guerra tivesse sido aplicada nas guerras que ceifaram milhões de vidas. Vamos aos exemplos:

a) A II Guerra Mundial – Matou entre 50 a 60 milhões de pessoas.
b) A guerra da Coreia – Matou 3 milhões e meio de pessoas.
c) A Guerra do Vietnã – Matou 2 milhões de pessoas, sendo 54 mil soldados americanos.
d) A Guerra do Afeganistão – Matou 20 mil pessoas, sendo 660 soldados americanos.
e) A Guerra do Iraque – Já matou cerca de 650 mil pessoas, sendo 4.252 soldados americanos.

3 – Na guerra do Iraque, por que não colocaram Bush para lutar contra Saddam Hussein? Quem vencesse, teria vencido pelo seu país - e pronto. Quantos milhares de vidas humanas teriam sido poupadas!
4 – Esta deve ser uma boa sugestão a ser discutida pela ONU: só dois para lutar pelo seu país. O que vencesse, venceria a guerra, e ponto final.
5 – Por isso, Golias berrava: “Dai-me um homem para que pelejemos, e assim a guerra estará terminada. Quem vencer, ganhou a guerra pelo seu país”.
6 – Que na próxima guerra a fórmula da peleja seja assim:

BARACK OBAMA X HUGO CHÁVEZ *

* Ninguém sabe quem será o próximo: Irã, Coréia do Norte, Cuba, Venezuela, Rússia...

a) Logo outra guerra vai surgir. Que seja resolvido com a fórmula de Golias: “Dai-me um homem para que ambos pelejemos. Quem vencer, vencerá a guerra pelo seu país”.

1 – Que solução racional! Assim, os jovens não mais morreriam na guerra, mas apenas o seu representante!

B – Voltemos para a guerra entre os israelitas e os filisteus. Quarenta dias já haviam se passado – e nada!

1 – A Bíblia diz que Jessé, vendo que seus filhos não voltavam da guerra, após quarenta dias, mandou o seu filho Davi levar alimento no campo de batalha, no vale de Elá.

C – O menino Davi no campo de batalha.

1 – A primeira coisa que Davi viu foi o gigante Golias dizendo: “Dai-me um homem para que ambos pelejemos. Venham seus covardes! Vejam se são capazes de encontrar um homem para lutar comigo”.

a) Saul era metido a valente, mas agora estava com medo. Ele se escondia em sua tenda para planejar a batalha. Ficava só na teoria, não tendo coragem de levar os planos à prática.

(1) Saul estava com medo, apesar de ser também um gigante.
(2) Para cada valente existe sempre um valente mais valente que ele.

2 – O rei Saul pensava: “De que jeito vamos conseguir vencer esse gigante?”...
3 – Davi viu os israelitas correndo e tremendo de medo.
4 – Davi perguntou: “Que farão àquele homem que ferir a este filisteu e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, este incircunciso filisteu para afrontar os exércitos do Deus vivo”? (17:26).

a) O contexto da guerra diz que o rei Saul havia prometido a quem vencesse o duelista Golias receber muitas benesses, dentre as quais:

(1) Acúmulo de grandes riquezas.
(2) Dar a sua filha em casamento.
(3) Isenção de impostos em Israel.

b) Foi a aí que Eliabe, seu irmão mais velho, ouvindo-o falar, ficou irado contra Davi e disse:
(1) “Por que desceste aqui? Bem conheço a tua presunção e a tua maldade. Desceste apenas para ver a peleja”.
(2) A isto Davi respondeu: “Que fiz agora de mal? Fiz apenas uma pergunta”. ( v.29).

D – A resolução de Davi.

1 – Chegou Davi a Saul e disse: “Não desfaleça o coração de ninguém por causa deste Golias; e teu servo irá pelejar contra o filisteu”. (v.32)

a) Apavorado, por certo Saul exclamou: “Você está doido!”. Com esse gigante você não chega ao final do primeiro round. Isso é loucura e morte certa.

(1) Saul lhe disse: “Não poderás pelejar contra ele; pois tu és ainda muito moço, e ele guerreiro desde a sua mocidade”. (v. 33).

(a) Amigos, só um louco seria capaz de sugerir uma proposta dessas. Mas Davi não era nenhum louco. Ele já sabia que tinha o poder de Deus.

2 – Disse Davi: “Já matei um leão e um urso; este incircunciso filisteu será com um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo. O Deus que me livrou das garras do leão e do urso me livrará deste filisteu”. (v. 37).

a) Existem uns provérbios populares que dizem:
- “Quem não tem cão, caça com gato”.
- “Quem está morrendo afogado, quer se salvar, pegando até numa faca afiada”.

E – Roupas difíceis.

1 – Saul vestiu Davi com sua armadura:

a) Pôs sobre a sua cabeça um capacete de bronze. Vesti-o com uma couraça. Cingiu-o com uma espada.
b) Mas Davi não podia andar.

(1) Nunca havia usado aquela parafernália toda. Rejeitou tudo, pois não podia andar.

2 – Davi tomou seu cajado na mão. Escolheu no rio cinco pedras e pôs no seu alforge de pastor. Colocou uma pedra em sua funda e foi se aproximando do filisteu.

F – Por que cinco pedras para vencer o gigante, se ele iria usar apenas uma?

1- Talvez imaginou que iria aparecer alguns parentes de Golias: pai, irmãos, primos...

G – As cinco pedras para vencer o Gigante hoje. Alguém no passado – e não fui eu – estudou pacientemente e encontrou as cinco pedras para vencer o Gigante hoje, que se chama Satanás. As cinco pedras sugeridas são:

1 – Possuir uma fé pessoal em Cristo.
2 – Ter uma devoção diária. Não deixe passar um dia sem ler a Bíblia e orar.
3 – Viver uma vida disciplinada debaixo da soberania de Cristo.
4 – Dedicar ao serviço do próximo
5 – O preparo espiritual. Esteja sempre preparado para dar a razão de sua fé.

a) Abraham Lincoln disse: “Vou me preparar e a qualquer dia minha oportunidade chegará”. E chegou!

H – O grande encontro.

1 – Davi encontra-se com o gigante. Ele era um menino ruivo e de boa aparência.
2 – Golias o vê e zomba dele:

a) “Sou um cão para vires a mim com um pedaço de pau? Vem a mim e darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo”. (v.43).

I – A morte de Golias.

1 - Disse Davi: “Tu vens a mim com espada, com lança e com escudo; eu porém, vou a ti em nome do Senhor dos exércitos, o Deus de Israel”. (v. 45).
2 – Davi feriu a Golias com uma pedra e o matou com a sua própria espada.

a) Mais uma vez, em época de crise, um jovem honrou o nome de Deus.

IV – OS GIGANTES DA VIDA MODERNA

A – Hoje, como nos dias de Davi, existem gigantes que desafiam a juventude. Qual é o gigante que você está enfrentando ou vai enfrentar?

1 – O Sexo - Os jovens enfrentam um gigante por nome Sexo.
a) Este é um gigante que tem destruído muitas vidas. Aí está AIDS matando milhões no mundo. O sexo fora do casamento é uma espada afiada.
(1) No mundo em que vivemos, tudo gira em torno do sexo. O sexo é o prato do dia.

Ilustração: Algum tempo atrás eu li uma entrevista de Magic Johnson, o mago do basquete americano. O repórter quis saber como ele contraiu a Aids. Ele responde: “Ora, como vou saber, se este ano eu fiz sexo com mais de 200 mulheres”?
O gigante do basquete está lutando para não ser vencido pelo gigante chamado sexo. No Brasil, muitos já foram vencidos: Cazuza, Renato Russo, Sandra Bréa e muitos outros.

2 – A Tentação – Existe um grande gigante por nome Tentação.
a) Que vou fazer com a tentação? Você sabe como Jesus venceu esse gigante?
(1) Jesus se limitou a citar a Bíblia. Foi só isso que fez. Ao ser tentado, Jesus não discutiu com o Diabo: limitou-se a citar a Bíblia e venceu.
b) Eis uma verdade: jamais conseguiremos vencer este gigante, sozinhos: só venceremos se estivermos juntos de Jesus.
(1) “Sem mim nada podeis fazer” - Disse Jesus.
3 – Os Vícios e as Drogas – Esse gigantes tem destruído muitas vidas.

Ilustração: Morreu enforcado. Esta semana eu fui ao cemitério realizar a cerimônia fúnebre de um jovem. Era bonito, cheio de vida, tinha apenas 30 anos. Nasceu num lar cristão, mas abandonou a igreja e envolveu-se com drogas. Roubava no bairro onde morava e em sua casa tudo o que pudesse para alimentar o vício. Passou vários meses numa clínica de recuperação. Ao sair de lá, uma semana depois, deu cabo a sua vida. Enforcou-se no seu quarto. Esse rapaz não teve forças para vencer o gigante.

4 – O Secularismo – Você precisa escolher entre ser cristão ou ser mundano.
a) A Moda – Todo jovem enfrenta um gigante por nome Moda. O desejo de ser sempre igual ao mundo e o medo de ser diferente do mundo.

(1) Você precisa vencer esse gigante.
(2) A Bíblia diz: “E não vos conformeis com este século (mundo), mas transformai-vos pela renovação de vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. (Romanos 12:2).

5 – Vocação – Existe um quinto gigante por nome Vocação. Que vou fazer com meu futuro?
a) A única maneira de vencer esse gigante é estudando. E o vestibular? Estude que esse gigante será vencido.

5 – Os Problemas Sociais – Talvez você esteja lutando com um outro gigante: os problemas socioeconômicos e financeiros que assolam o mundo globalizado.

Ilustração: Suicídios – Li na revista Veja da semana passada o triste relato de vários milionários que estão perdendo a cabeça e indo ao suicídio. Houve o caso de um, na Europa, que, em desespero, jogou-se debaixo de um trem que passava perto de sua casa. Foi morte fatal. O mais curioso é que as instituições financeiras do seu país já tinham encontrado a solução. Iriam emprestar-lhe alguns bilhões de dólares. Ele não sabia. A boa notícia chegou tarde: só depois que ele se matou é que chegou a informação.
a) Se esse gigante está lhe destruindo, peça a ajuda de Deus. Não se desespere.

V – EM ÉPOCA DE CRISE HOJE

A – Como nos dias de Davi, vivemos hoje em tempo de grandes crises:

1 – Crise política, crise social, crise de identidade, crise moral, crise financeira, crise religiosa...
a) A pior crise é a que enfrenta o cristianismo hodierno.
(1) A crise que enfrenta a Igreja de Deus no mundo e nesta cidade.

B – Por isso Deus necessita de homens.

1 – O mundo precisa de jovens.
2 – E muito mais a Igreja de Deus.

C – Satanás está lutando para desviar os escolhidos e se apossar do arraial.

1 - Quem enfrentará o gigante?
2 – Quem, como Davi, lutará com o Golias?
3 – “Acabaram-se os jovens”?

a) Não! Não acabaram porque você ainda está vivo!
b) Deus ainda precisa de mim e de você.

(1) Deus precisa de nossos lábios para falar do Seu amor.
(2) Deus necessita de nossas mãos para levantar o que está caído...

Conclusão:

A – Deus precisa hoje de homens como Gedeão, Zacarias, Isaías, Daniel, José, Davi que, em época de crise, souberam honrar o Seu nome.

B – Isaías 6:8 – “Depois disso, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim”.

C – Você é esse jovem que Deus necessita hoje’.

E – Entregue-se nas mãos de Deus, e você será tão útil como foi Davi. Que Deus o abençoe!

ORAÇÃO: Senhor Deus e nosso Pai, nós te agradecemos porque tivemos o privilégio de estudar a Tua Palavra. Ajuda-nos a entendê-La cada dia mais e mais. Ajuda-nos a viver uma vida reta e pia diante de Ti e dos homens. Ajuda-nos a sermos fortes como Davi que, no momento de crise, soube honrar o Teu nome. Dá-nos sempre a Tua força para vencermos os Golias deste mundo. Nós te pedimos em nome de Jesus. Amém!

Hinos sugeridos: H.A., 299, 524


Pr. Emmanuel de Jesus Saraiva
Natural de São Luís – Ma. Formado em Teologia, Pedagogia e Letras. Autor de dois livros: “Memórias da África” e “A História do Adventismo no Maranhão”. Trabalhou como pastor em várias igrejas no Maranhão, dentre as quais a Igreja Central de São Luís. Foi departamental de Jovens e Educação nas Missões Costa Norte, Central Amazonas e Nordeste e diretor do Educandário Nordestino Adventista – ENA. Por seis anos foi missionário na África, como diretor do Seminário Adventista de Moçambique, onde lecionou várias disciplinas teológicas, dentre as quais Homilética e Oratória. Casado com a professora aposentada Nilde Fournier Saraiva. Tem duas filhas: Raquel e Léia. Trabalhou como pastor por 35 anos. Hoje, jubilado, mora em São Luís - MA e atua como Ancião da Igreja do Colégio Adventista de São Luís - CASL.

Comentários

Postar um comentário