SALMO 1 - A PRIMAZIA DA PALAVRA

1 Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2  Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. 3  Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido. 4 Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa. 5  Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos. 6  Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá. Este poema é uma introdução de encaixe ao livro de 150 salmos. Revela o padrão básico da sabedoria e adoração de Israel. A vida é vista não nos momentos isolados do presente, mas na perspectiva da eternidade, na visão de Deus. O autor conecta vida humana intimamente com a vontade e o coração de Deus. O salmo lança um apelo desafiador a Israel – e a to

Os Adolescentes são mais Hábeis em Amar Realmente?

Se amar requer tempo, quanto mais tempo você tem, maior é o amor. Deveria ser assim, mas em tantos casos os adolescentes estão decepcionados em perceberem que os mais jovens “amam” mais que os mais velhos.

Os adolescentes pensam que amam de uma forma incrível, melhor que os adultos. Mas não é verdade.
Eu penso que no bom casamento e durante a vida toda, as pessoas vão enriquecendo o amor, amando mais e melhor. Sinceramente, amo minha esposa hoje, muito mais que na época em que nos casamos. Deve ser assim na vida de todos.

O casamento deve ir enriquecendo cada vez mais o amor, e não o empobrecendo. Naturalmente, isso não significa que os adolescentes são incapazes de amar, ou não sabem o que é o amor - como muitos preconceituosos dizem - mas quando eles se tornarem maduros terão capacidade ainda maior, mais profunda e mais significativa para amar.
PR. JOSÉ CARLOS EBLING
Doutor em Educação Religiosa e Aconselhamento Matrimonial pela Andrews University. Professor universitário e conselheiro matrimonial no UNASP - campus Engenheiro Coelho, SP. Autor dos livros : Namoro No Escuro, Mosaico Do Amor, Amigos Para Sempre, Sentido Único, Saúde No Relacionamento Familiar, Depressão : Você Não Está Sozinho, Perdas e Danos. Casado com Nair Ebling Coordenadora da Extensão Universitária do Unasp - Campus II e autora de diversos livros Didáticos publicados pela CPB.

Comentários