Salmo 23 - O Senhor é meu Pastor, nada me faltará...

1. Uma fórmula para o pensamento. Um pastor recebeu a visita de um homem que admira muitíssimo. Ele começara a trabalhar em uma certa empresa, muitos anos atrás, exercendo uma função inferior, mas com muita vontade de vencer. Ele era dotado de muitas habilidades, e de uma grande energia, e fez bom uso disso. Hoje, esse homem é o presidente da companhia, e possui tudo que tal cargo representa. Entretanto, durante a caminhada que o levaria a esta posição, ele não obteve a felicidade pessoal. Tornou-se nervoso, tenso, preocupado, doentio. Um de seus médicos sugeriu-lhe que procurasse um pastor. O pastor e ele conversaram sobre os remédios que lhe haviam sido receitados e que ele tomara. Depois, o pastor pegou uma folha de papel e lhe deu a sua receita: ler o Salmo 23, cinco vezes por dia, durante uma semana. Disse que o tomasse exatamente como ele indicara. Primeiro, deveria lê-lo logo que acordasse de manhã, atentamente, meditando bem nas palavras, e em espírito de oração. Depois, ele

Contatos Físicos são Importantes para o Desenvolvimento do Amor?

O grupo de jovens da Igreja local estava planejando apresentar um filme sábado à noite no salão dos jovens. A turma não ia perder de jeito nenhum. Talvez o interesse pelo filme não fosse tão grande quanto o interesse de estarem juntos durante o filme.

Já fazia algum tempo que Rute vinha trocando olhares prolongados com Alberto, e ela realmente ficou bastante eufórica quando ele lhe sorriu, momentos antes de entrarem no salão. Sentiu o coração sair pela boca quando Alberto, inesperadamente, sentou-se ao seu lado, disse oi, e comentou que esperava que o filme fosse bom.

Deram algumas risadas, bastante ansiosas... Apagaram-se as luzes. O filme começou. Alguns minutos depois, Alberto estava segurando a mão de Rute e concluiu que ela estava gostando tanto quanto ele, mesmo sem abrirem a boca. No meio do filme já estavam abraçados. O filme acabou e Alberto foi levar Rute até a sua casa. Na esquina, parou o carro e passaram alguns momentos envolvendo-se em beijos, abraços e algumas carícias não muito pesadas.

Ao entrar em casa, uma pequena dúvida começou a martelar na mente de Rute. Ela mesma não entendia muito bem o porquê de estar um tanto desconfortável. Se realmente fosse certo e bom abraçar e beijar Alberto, por que não poderia entrar correndo em casa e contar aos pais sobre os momentos maravilhosos que passara com ele?

Rute não foi a única pessoa do mundo a ter dúvidas e se preocupar com esse aspecto do relacionamento humano entre pessoas do sexo oposto. Mas, de alguma forma, Rute e Alberto conseguiram atravessar a salvo os anos seguintes e chegar seguros ao matrimônio, embora com um pouco de medo dos deslizes dos anos de namoro e noivado.

Infelizmente, a maioria das histórias não acabam assim. Muitos têm fracassado nesse aspecto das relações humanas. É algo muito importante, mas raramente discutido.

O relacionamento físico entre as pessoas do sexo oposto poderia ser resumido no seguinte esquema:

1) Olhares 2) Aperto de Mão 3) Constante Aperto de Mão 4) Abraços Leves 5)
Carícias Leves 6) Beijo Intenso 7) Carícias nos Seios 8) Carícias nos Órgãos
Sexuais 9) Relação Sexual
O contato físico mais simples que pode ocorrer entre duas pessoas está representado no primeiro item. Este é um contato físico bem inocente. No sexto item encontra-se algo que é belíssimo, criado e reservado por Deus, apenas para o casamento.

Mas, onde traçar a linha divisória durante o namoro e noivado? Até onde eu deveria ir? Quando? Onde por a linha divisória? Como evitar o perigo do limite máximo? Este é o grande problema.

Contato físico é comunicação

A expressão física do amor é uma forma de dizer, de comunicar algo. Não é forma legítima de se receber algo, de se obter coisas como sensações excitantes ou segurança. Toda pessoa que se envolve em contatos físicos com outra pessoa deve considerar esse aspecto.

Os elementos do relacionamento físico, mencionados no esquema anterior, são todos bons, legítimos e certos, mas apenas no tempo certo, no lugar certo e com o propósito certo, para cumprir o objetivo certo para o qual existem - comunicar.

O objetivo do contato físico é tão facilmente invertido que, de repente, ambos estão envolvidos em contatos físicos, simplesmente porque é “tão gostoso!” Quando isso ocorre, já não está havendo mais comunicação sadia e sim exploração. E a exploração está tão longe da comunicação quanto o egoísmo está longe do amor.

No momento apropriado, quando a vida e o coração de duas pessoas se tocam, é maravilhoso e belo estender a mão e tocar a mão do outro. Isso pode comunicar mais do que meras palavras e ambos percebem isso muito bem. Eles também podem perceber quando um está sendo usado para provocar sensações excitantes no outro. E quanto maior a sensação envolvida, mais grotesca estará sendo a exploração.

Observe a RPB

Todos sabemos que a mente afeta o corpo. Os desejos e imaginações podem rapidamente preparar o corpo para uma ação sexual mais completa. O inverso também é verdade. Um corpo excitado desperta ainda mais as imaginações e desejos. A mente e o corpo se alimentam mutuamente na busca de uma satisfação completa. Essa relação é chamada de Relação Psico-Biológica. Podemos chamá-la como quisermos, desde que a reconheçamos como poderosa.

No início da escala de contato físico a Relação Psico-Biológica é lenta e facilmente controlável. Mas, à medida que a pessoa se aproxima do item 7, a influência da RPB aumenta em proporção geométrica. Chega-se a um ponto na escala – em geral só descoberto tarde demais – quando a RPB simplesmente desativa todos os controles da razão. Muita gente bem intencionada tem sido traída por essa força. Não pretendiam fazer, mas “de repente, sem querer, simplesmente aconteceu”, dizem. E é verdade.

Traídos pela Relação Psico-Biológica, vão além dos limites, fazem coisas que não pretendiam e acabam decepcionados, tristes e cheios de problemas para resolver por não terem observado a importância da RPB, que deve, na verdade, ser mantida dentro de uma ampla margem de segurança.

Não aumente o fogo

O jovem cristão que decidiu manter-se puro e seguir o plano de Deus, reservando as intimidades sexuais apenas para o casamento, não tomou uma decisão fácil, ainda mais no atual mundo em que vivemos. Os instintos sexuais são fortes, reais e não desaparecem apertando-se um botão. A mídia e a sociedade moderna estimulam a atividade sexual em pessoas de todas as idades, com muitas pessoas, sem compromisso e em qualquer situação.

Nossa sugestão é esta: não aumente o fogo. Não complique o problema colocando-se em situações nas quais seja necessário constantemente aplicar os freios, controlar-se para não passar dos limites. É prejudicial para suas emoções e para o seu corpo colocar-se em situações nas quais você precisa constantemente acalmar emoções e instintos.

Do que exatamente estou falando? Estou dizendo que os jovens cristãos que não desejam chegar ao extremo da intimidade sexual antes do casamento deveriam evitar algumas situações de risco. Aqui estão algumas delas, todas conhecidas como resultado de pesquisas científicas:

1. Conversas sobre assuntos sexuais – Isso é um forte elemento de excitação. São as piadas e frases insinuantes, os comentários sobre sexo e seus detalhes e, naturalmente, os devaneios sobre o assunto. Há outros temas sobre os quais se pode e se deve conversar durante o namoro.

2. Carícias abaixo dos ombros – Vários estudos têm revelado que carícias abaixo dos ombros rapidamente levam ao ponto de não-retorno. Parece que elas imediatamente predispõem a pessoa a ser controlada pela RPB em vez de controlada pela razão.

3. Estar a sós por muito tempo – Já se sabe que a privacidade e o tempo em grande quantidade são indispensáveis para que duas pessoas tenham intimidades físicas intensas chegando à relação sexual. Portanto, rapazes e moças que não pretendem chegar a esse extremo antes do casamento, deveriam evitar estarem completamente sozinhos por longo tempo.

4. Efeito de bebidas alcoólicas – O efeito das bebidas alcoólicas sobre os excessos nos contatos físicos é um fato que nem seria necessário mencionar, pois toda pessoa com um mínimo de informação sabe dos malefícios das bebidas alcoólicas. Aqui está mais uma razão para a abstenção de bebidas alcoólicas. Como afeta o funcionamento da consciência, sob seu efeito uma pessoa pode se envolver em intimidades físicas excessivas, ou até mesmo dormir com um estranho sob o efeito do álcool, porque este bloqueia as defesas da mente, levando a pessoa a fazer coisas que não faria se estivesse normal. Filmes reproduzem esse tipo de experiência, e até a lei age diferente diante de um sujeito que cometeu algum crime sob o efeito do álcool, alegando que alguém não pode ser responsável pelo que faz nesse estado, por aquilo que faz alcoolizado.

5. Automóvel em local escuro – Kanin iniciou um estudo em 1957, e publicou os resultados sobre os efeitos do automóvel em lugar escuro. Segundo ele, o carro predispõe o casal de namorados a excessos nas intimidades físicas. Hoje, quando é muito comum os namorados saírem para passear à noite e de carro, essa informação se torna ainda mais relevante.
6. Ambientes em que estão à sós – O famoso relatório Kinsey, preparado para o Senado Norte Americano há vários anos, procurou determinar em que local ocorrem intimidades sexuais entre jovens não casados com maior freqüência. Você seria capaz de imaginar? Talvez já tenha até pensado nisso. O relatório Kinsey apontou o lar da moça como o local no qual ocorrem intimidades sexuais entre jovens namorados ou noivos com maior freqüência. Em segundo lugar vem o lar do rapaz e depois o automóvel. Esses são os locais mais propícios para o relacionamento sexual entre namorados e noivos, e é bom saber disso para evitar tais situações.

Creio que os pais cristãos têm boas razões para não deixarem os filhos namorando em casa quando todos saem; razões até “científicas”, pois isto está comprovado. Não é atraso mental, mente pequena. Esses pais não são quadrados nem redondos. Também não são super desconfiados. Isso não é desconfiar dos filhos, mas de algo que deve mesmo ser visto com desconfiança - a natureza humana. Ela pode trair.

Já consideramos os efeitos da RPB. Quando colocados em condições adequadas, podemos facilmente ser controlados por ela. Os namorados cristãos não deveriam reclamar dos pais, ou ficar zangados com eles por não os deixarem sozinhos por muito tempo.

Sou o filho mais novo. Durante a adolescência “segurei vela” muitas vezes para minha irmã. Era obrigado a fazer companhia a ela e o namorado. Quem já fez isso sabe o quanto é chato. Na época, eu ficava aborrecido, mas hoje posso entender melhor. De alguma forma, muitos de nós podemos ajudar alguns a evitar situações que os predisponham a intimidades físicas excessivas que ocasionariam problemas sérios para os dois, e talvez até mesmo destruíssem o namoro.
Há outras formas de comunicação

A expressão física de afeto, carinho e amor é uma das formas de comunicação, não a única. A propósito, esta é uma das formas mais arriscadas de comunicação. Poderosa, sim, mas muito perigosa.

Talvez você tenha algum amigo que quando começou a namorar a turma toda ficou feliz e empolgada com a felicidade dos dois que demonstravam harmonia de pensamentos e ideais quando estavam todos juntos. Então, aos pouquinhos, a turma foi perdendo a amizade do novo casal, que se afastou do grupo, isolando-se da sociedade. Passaram a precisar unicamente da companhia um do outro, e terceiros se tornaram incômodos. Isso aconteceu porque o casal permitiu que o namoro se fixasse puramente no contato físico. Todo crescimento no nível intelectual e social é interrompido quando isso ocorre. Tocar o corpo um do outro se torna a atividade principal em cada encontro, e a verdadeira amizade morre.

Existem outras formas de comunicação além de contato físico. Muitos pensam que por estarem namorando têm o direito de estarem fisicamente próximos o tempo todo. Quando a preocupação do namoro está excessivamente voltada para esse aspecto, normalmente a amizade diminui quando deveria crescer.

A verdadeira amizade, seja no namoro, noivado ou casamento, é a que se desenvolve em vários aspectos. No aspecto social, espiritual, emocional, e não apenas físico. Um namoro sadio e realmente maduro se desenvolve nesses aspetos. Os dois crescem socialmente, fazem novas amizades juntos, e ampliam as atividades no meio em que se encontram, discutem assuntos espirituais e preocupam-se em como crescer espiritualmente. Eles falam sobre suas emoções e os próprios sentimentos, procurando crescer na expressão adequada de tais sentimentos. Falam também sobre idéias e planos para o futuro, a nível intelectual. Um verdadeiro namoro é tudo isso, e não apenas contato físico. E a pessoa madura é aquela que pode construir um verdadeiro companheirismo e amizade em todos os níveis. Muito cuidado, portanto, com quem pensa que o nível físico é o único ponto digno de atenção em um namoro.

PR. JOSÉ CARLOS EBLING
Doutor em Educação Religiosa e Aconselhamento Matrimonial pela Andrews University. Professor universitário e conselheiro matrimonial no UNASP - campus Engenheiro Coelho, SP. Autor dos livros : Namoro No Escuro, Mosaico Do Amor, Amigos Para Sempre, Sentido Único, Saúde No Relacionamento Familiar, Depressão : Você Não Está Sozinho, Perdas e Danos. Casado com Nair Ebling Coordenadora da Extensão Universitária do Unasp - Campus II e autora de diversos livros Didáticos publicados pela CPB.

Comentários

  1. Pastor, por favor preciso do seu e-mail ou telefone, estou desesperada precisando de um conselho.

    ResponderExcluir

Postar um comentário