quinta-feira, 24 de julho de 2008

Brasil é o 3º país mais religioso entre os jovens, diz pesquisa

Um levantamento realizado em 21 países constatou que o Brasil possui a terceira população jovem mais religiosa do mundo. Segundo pesquisa do instituto alemão Bertelsmann Stiftung, 65% dos jovens brasileiros são considerados "profundamente religiosos".

(Fonte: Folha Online)
- Empatado com a Indonésia e o Marrocos --países de maioria muçulmana--, o Brasil fica atrás apenas da Nigéria e da Guatemala, primeiro e segundo lugar, respectivamente. Um total de 21 mil jovens entre 18 a 29 anos participaram da pesquisa alemã.

Em âmbito global, mais de quatro entre cada cinco jovens (85%) são religiosos, e quase metade (44%) são profundamente religiosos.

Apenas 13% não acreditam em deus ou não têm religião, de acordo com a sondagem.

No Brasil, 65% dos jovens se declaram profundamente religiosos, 30% se dizem religiosos e 4% afirmam não ter religião. Apesar de 74% dos brasileiros declararem que rezam diariamente, somente 35% disseram viver de acordo com os preceitos religiosos.

Plano intelectual

"A pesquisa mostra que só um terço dos jovens (brasileiros) se dizem convencidos de que devem seguir os mandamentos de sua religião, ou que estão dispostos a obedecer os mandamentos religiosos", afirmou o sociólogo Flávio Pierucci à Folha Online.

"Primeiramente, é um traço muito moderno da juventude brasileira, que mostra ser mais moderna do que parece", disse ele, professor titular de sociologia da FFLCH (Ciências Sociais) da USP.

"A tendência é reduzir a religião a uma coleção de crenças", afirma Pierucci. Para o professor, quando se reduz a religião "a uma simples adesão intelectual, começa-se a fazer misturas (de religiões)".

"Não significa, necessariamente, que se está sendo orientado por aquelas idéias religiosas", explica Pierucci. "A vida pode ser orientada por outras coisas, por uma relação mais pragmática com a realidade --mesmo na vida em família, há muito mais um processo de negociação do que se deve fazer do que uma postura de abaixar a cabeça e dizer, 'deus mandou eu fazer assim, vou fazer assim'."

Sobre o número de não-religiosos, o sociólogo afirma que o grupo é uma parcela crescente da população. "O censo de 2000 apontava que 7,3% da população brasileira se declaravam sem religião, o que já representou um crescimento bastante grande em relação ao censo de 1991, que apontava pouco mais de 2%."

"Mercado religioso"

No entanto, ele afirma que se declarar sem religião não significa necessariamente que a pessoa não tem fé. "Pode ser que, em outro momento do questionário, ao ser questionada se acredita em Deus, ela irá dizer que acredita", explica ele. "A tendência é as pessoas não terem mais problema em dizer que não têm religião, embora acreditem em Deus e cheguem a rezar nos momentos de fraqueza, perigo ou desamparo."

Mais de 90% dos brasileiros dizem acreditar em Deus e em vida após a morte, de acordo com o estudo alemão.

Quanto ao esforço da Igreja Católica para arregimentar novos seminaristas, apesar da alta religiosidade no mundo, Pierucci afirma que o fato se deve à "diversidade religiosa atual". Segundo o sociólogo, com a liberdade religiosa, incrementa-se o que a sociologia chama de "mercado concorrencial religioso".

"Cada vez aparecem novas religiões ou modificações das já existentes, que vão proliferando. Cria-se, então, um ambiente muito cheio de oferta religiosa", diz ele. "Um jovem acha na internet qualquer coisa --ele pode entrar em um site islâmico, pode ter curiosidade sobre a cientologia, a religião do ator Tom Cruise, ele pode se informar sobre uma seita como o Santo Daime. A religião fica mais viva", afirma. "Em vez de a crença morrer, ela se multiplica de diferentes formas. As maiorias religiosas vão sendo predadas", analisa.

Contradições

Para Pierucci, a religião representa, nas vidas das pessoas, uma "pequena oração diária, no máximo, um ou dois minutos".

"Então você tem uma situação aparentemente contraditória --uma população muito religiosa, como a brasileira, que gosta de religião e a respeita, a pesquisa mostra bem isso", afirma o sociólogo. "A sociedade brasileira valoriza a religião, mas não segue nenhuma, porque elas costumam ser muito exigentes. Há apenas uma minoria que segue, o resto não tem nem tempo para isso."

No ranking criado pelo instituto alemão, a Rússia aparece como o país onde os jovens são os menos religiosos. Segundo o levantamento, apenas em Israel a juventude é mais religiosa que a população adulta.

De acordo com Matthias Jäger, responsável pelo projeto "O Papel da Religião na Sociedade Moderna", do instituto alemão, a pesquisa "desfaz a noção de que decrescentes níveis de religiosidade são inversamente proporcionais ao progresso econômico, social e cultural".

Para o pesquisador, a principal conclusão da pesquisa é a de que "a religião desempenha um papel muito mais importante internacionalmente do que geralmente se assume de uma perspectiva ocidental e européia".

"A Europa é a exceção à regra", afirmou o pesquisador, por e-mail.
Leia Mais

sábado, 5 de julho de 2008

Enciclopédia Mundo Bíblico

O livro mais vendido do mundo vem em forma de enciclopédia para você no Mundo Bíblico. Leia a Bíblia com praticidade, faça anotações, consulte fatos históricos relacionados e até assista a vídeos religiosos e sobre locais sagrados.

Ao abrir o programa, que tem uma divisão muito bem estruturada, você encontrará diversas opções para navegar por assuntos bíblicos.



Bíblia: a primeira opção possível é a própria Bíblia. É neste local que você poderá acessar o livro sagrado e ler cada versículo de maneira muito prática e cômoda. A tela será dividida basicamente em duas partes, sendo que no lado direito serão exibidos os textos, e no lado esquerdo um menu de navegação.

No menu de navegação você poderá acessar facilmente a Bíblia de diversas maneiras. Na opção Bíblia você verá todos os livros divididos em uma espécie de árvore de console, com seus respectivos capítulos. Caso clique em Estrutura Bíblica, novamente terá uma divisão por livros, mas desta vez, ao invés de capítulos, você verá frases-chave de trechos da Bíblia.

Também é possível fazer anotações em determinados versículos, livros ou capítulos. Outra possibilidade é a de criar uma espécie de marcador para acessar facilmente uma passagem favorita sua. No topo você encontrará, além de uma navegação para outras partes do programa e uma ferramenta para realizar marcação de trechos, você encontrará uma ferramenta de pesquisa em capítulos, livros, versículos etc.


Enciclopédia: aqui é o seu ponto de partida para conhecer mais sobre famosos nomes da Bíblia, como Abraão, Maria Madalena e Moisés; além de locais relacionados, como a Galiléia, por exemplo. Você poderá navegar entre Artigos, Artigos Relacionados e Referências Bíblicas.


Cronologia: uma das coisas interessantes em Mundo Bíblico é a seção cronológica. Detalhadamente, o programa apresenta três linhas do tempo: Personalidades, Fatos da História Bíblica e Fatos da História Universal. Estas linhas partem de 4000 a.C. até anos próximos à era de Jesus Cristo.


Multimídia: a última seção do aplicativo traz uma variedade enorme de fotografias e vídeos de lugares relacionados à Bíblia sobre Jerusalém, Israel, Galiléia e diversos pontos turísticos religiosos. A quantidade é grande e a resolução é ótima, tanto das fotos quanto da maioria dos vídeos.


Download: http://www.mundobiblico.net/download/setup_mb.exe


Nota:

Você pode achar que programas relacionados à Bíblia dificilmente serão diferentes, afinal todos trazem o mesmo conteúdo que, é lógico, é o Livro Sagrado.

Entretanto, Mundo Bíblico é um aplicativo cheio de diferenciais altamente perceptíveis, assemelhando-se mais a uma enciclopédia religiosa do que a apenas uma espécie de E-Book (livro eletrônico) como os outros softwares de mesma espécie.

O programa também apresenta uma quantidade muito grande de conteúdo, desde praticidades relacionadas à leitura da Bíblia até aprofundamentos históricos, com fotos, vídeos e detalhamento cronológico dos fatos.

A única coisa que pode dificultar é o fato de estar em Português de Portugal. Mas se for levada em conta a linguagem formal da própria Bíblia, você verá que não há muita diferença. Enfim, se você queria um programa bom relacionado à Bíblia, então você encontrou um que é de fato excelente.

Fonte: Sites Baixaki e Mundo Bíblico

Leia Mais

Dica de Software para Letras de Músicas - Lyrics e Vagalume

Neste final de semana, eu precisava encontrar algumas letras de Hinos de um album musical em Inglês. Pesquisando na internet, descobri uma maneira fácil de conseguir letras de milhares de músicas.

O melhor de tudo é que se pode acompanhar as letras, enquanto a música é tocada no Windows Media Payer.

Os plugins poderão ser encontrados para outros tocadores como Winnamp, Itunes e outros disponíveis no site para download.

Para aqueles que desejarem obter letras de músicas de seus albuns, segue abaixo duas sugestões. A primeira encontrará facilmente músicas em Inglês e a segunda em Português.


1) Lyrics

Lyrics Plugin para Windows Media Player é um plugin que adiciona as letras das músicas ao seu windows media player Com ele, você verá a letra da música enquanto a ouve, sem ter que acessar algum site para saber o que o cantor fala naquele trecho da música ou apenas para acompanhar a canção.

Sua instalação e seu uso são bastante simples e você não precisa nem configurar nada, é só instalar e começar a ouvir a música. O Lyrics Plugin possui um enorme banco de dados que também pode ser melhorado por você, ou seja, caso a música que você esteja ouvindo ainda não possua a letra, é possível adicioná-la clicando no link “Edit”, no final da letra da música.

Link: http://baixaki.ig.com.br/download/Lyrics-Plugin-para-Windows-Media-Player.htm


2) Vagalume Windows Media Player Plugin de Letras


Enquanto você ouve a música no Windows Media Player, o plugin busca a letra automaticamente pra você! As letras são obtidas do site Vaga-Lume , um dos mais completos bancos de dados do mundo com mais de 1 MILHÃO de letras de músicas.

Se alguma letra não for encontrada pelo plugin, você ainda pode fazer o upload da letra que será detectada automaticamente da próxima vez.

É o programa perfeito para quem gosta de cantar as músicas da maneira certa! E ainda tem acesso às traduções das músicas!

Agora com integração com MSN Messenger e Skype!

Link: http://baixaki.ig.com.br/download/Vagalume-Windows-Media-Player-Plugin-de-Letras.htm
Leia Mais

Nas mãos Certas


Uma bola de basquete...
nas minhas mãos vale uns R$ 35,00
nas mãos do Oscar vale R$ 7.000,00.
Depende das mãos que a seguram.

Uma bola de volei...
nas minhas mãos vale uns R$25,00
nas mãos do Tande vale uns R$5000,00.
Depende das mãos que a seguram.

Uma raquete de tênis...
em minhas mãos não tem uso algum
nas mãos do Guga o tornou o número 1 do mundo
Depende das mãos que a seguram.

Uma vara...
em minhas mãos vai manter os animais afastados de mim
nas mãos de Moisés abriu o mar vermelho.
Depende das mãos que a seguram.

Um estilingue...
nas minhas mãos é apenas um brinquedo
nas mãos de Davi se tornou uma arma poderosa.
Depende das mãos que a seguram.

Dois peixes e cinco pães...
nas minhas mãos se tornam alguns sanduíches
nas mãos de Cristo alimentaram multidões.
Depende das mãos que o seguram.

Pregos...
nas minhas mãos podem significar a construção de uma casa
nas mãos de Cristo significaram a SALVAÇÃO DO MUNDO.
Depende das mãos.

Como você pode concluir agora, tudo depende das mãos...
Então coloque suas preocupações, seus sonhos,
seus anseios, seus temores, seus interesses,
SUA FAMÍLIA, SUA VIDA nas mãos de DEUS!
Pois TUDO depende das mãos que os tem.

Pense Nisso!
Leia Mais

Seguidores