Salmo 23 - O Senhor é meu Pastor, nada me faltará...

1. Uma fórmula para o pensamento. Um pastor recebeu a visita de um homem que admira muitíssimo. Ele começara a trabalhar em uma certa empresa, muitos anos atrás, exercendo uma função inferior, mas com muita vontade de vencer. Ele era dotado de muitas habilidades, e de uma grande energia, e fez bom uso disso. Hoje, esse homem é o presidente da companhia, e possui tudo que tal cargo representa. Entretanto, durante a caminhada que o levaria a esta posição, ele não obteve a felicidade pessoal. Tornou-se nervoso, tenso, preocupado, doentio. Um de seus médicos sugeriu-lhe que procurasse um pastor. O pastor e ele conversaram sobre os remédios que lhe haviam sido receitados e que ele tomara. Depois, o pastor pegou uma folha de papel e lhe deu a sua receita: ler o Salmo 23, cinco vezes por dia, durante uma semana. Disse que o tomasse exatamente como ele indicara. Primeiro, deveria lê-lo logo que acordasse de manhã, atentamente, meditando bem nas palavras, e em espírito de oração. Depois, ele

Pr. Élbio Menezes - Estudos em Profecias (4)


Gn 4.7


O texto que estudaremos neste momento está registrado em Gênesis 4.7, que apresenta o seguinte quadro:

“Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à sua porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.”

Esta profecia foi feita a Caim, o filho mais velho do mundo, o primeiro filho de Adão e Eva.

Adão e Eva não tiveram filhos enquanto estavam no Jardim do Éden, mas tiveram vários filhos após serem expulsos do Paraíso.

A profecia foi feita novamente pelo próprio Deus. Ele estava mostrando o futuro escuro que Caim teria, e ao mesmo tempo, mostrava uma forma de ser um vencedor sobre o que o incomodava no momento.

O que estava acontecendo com Caim no momento que lhe é dado esta orientação?

A história Bíblica nos ajuda a entender. Adão e Eva pecaram e Deus mostrou um plano para levá-los de volta para o Jardim do Éden.

O plano era simples:

Em primeiro lugar Deus iria pôr um sentimento de repulsa ao pecado nos homens que permitissem.

“Porei inimizade entre ti e a mulher.” Gn 3.15

Deus iria colocar de forma sobrenatural uma aversão contra toda a sorte de mal que Satanás tentaria levar o homem a praticar.

Em segundo lugar o plano foi tornado visível ao homem. De que forma? Toda a vez que o homem pecasse, a consciência moral e ética seria despertada pela ação de Deus, então o pecador arrependido deveria matar um cordeiro.

Com esta atitude o homem estava dizendo que aborrecia o mal que havia praticado e que aceitava o plano de Deus para resgatá-lo ao Jardim que haviam perdido o direito de lá estar.

Como agiu Abel a esta ordem de Deus?

“Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o Senhor de Abel e de sua oferta.” Gn 4.5

Este era o plano. Um cordeiro deveria ser morto. Abel entendeu e o aceitou, mas Caim não aceitou e estabeleceu o seu próprio programa.

Ele fez tudo ao contrário do que Deus havia orientado. O que ele fez?

“Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor.” Gn 4.3

Amigo, Deus tinha dado uma orientação e a Igreja de Deus aqui na Terra já se dividiu. Uma parte dela simbolizada por Caim, fez o que achava ser o melhor. Ele usou a lógica e deu do melhor que ele tinha, já que ele era agricultor.

Abel, apenas obedeceu na integra o que Deus havia dito.

Mas qual foi a reação de Deus diante das duas ofertas apresentadas?

“... Agradou-se o Senhor de Abel e da sua oferta; ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou.”Gn 4.4-5

Caim agora sente o desagrado de Deus sobre a sua maneira de ir até a Sua presença. Deus não aceitou a oferta de Caim. Isto ficou claro na mente de Caim.

Amigo, não basta ir até a presença de Deus para adorá-lo do jeito humano de fazer as coisas. Nós temos que ir diante de Deus como Ele determinou. Deus tem que ser a autoridade final sobre todo e qualquer assunto. Não é lógico um ser humano querer saber mais do que Deus. Deus é Deus e homem é homem. Nunca o homem vai saber das coisas como Deus.

Abel entendeu este conceito, mas Caim não. Ele achou que sabia neste assunto mais do que Deus.

Com o passar dos dias Caim foi ficando aborrecido com a reação de Deus. O seu rosto demonstrava que ele não estava feliz com o que Deus tinha feito com ele e com a sua oferta – Gn 4.6.

“O anjo inquiriu quanto a razão de sua ira, e informou-o de que se ele fizesse bem e seguisse as direções que Deus tinha dado, Ele o aceitaria e estimaria a sua oferta. Mas se não se submetesse humildemente aos planos de Deus, crendo e obedecendo , Ele não podia aceitar a sua oferta.” H.R. p. 53

Este anjo vindo da parte de Deus afirma em primeiro lugar que se Caim fosse obediente e levasse a oferta que Deus havia pedido, a sua oferta seria aceita.

Deus não tinha determinado que aceitaria de um e rejeitaria de outro. Deus não predestina um para ser o seu filhinho querido e o outro rejeitado. Deus não seria amor se agisse desta forma. Ele não rejeitou a oferta de Caim por decisão própria. Ele rejeitou a oferta de Caim, porque Caim O havia rejeitado em primeiro lugar.

Caim é que escolheu rejeitar a Deus, mas a garantia é dada que se ele agisse corretamente Deus aceitaria a sua oferta.

Após o anjo fazer esta explicação é feita a profecia que estamos estudando.

“Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à sua porta; e o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.” Gn 4.7

A profecia indicava se Caim continuasse a proceder mal ou seja; se não seguisse a orientação divina, o pecado estaria a porta de sua vida para atacá-lo.

O pecado é como um animal selvagem que está prestes a atacar a sua presa. Neste caso o pecado atacou na pessoa que estava mais próxima de Caim, o seu próprio irmão.

Esta profecia demorou pouco tempo para ser cumprida. Caim não corrigiu a sua postura e o pecado acabou dominando a sua vida. Ele não conseguiu dominar esta revolta contra Deus, e o pecado o dominou por completo. A revolta contra Deus, foi demonstrada num dos filhos de Deus e por conseqüência irmão de Caim.

Esta é a estratégia de Satanás. Como ele não consegue atacar a Deus ele ataca os filhos de Deus.

O pecado o achou num passeio inocente quando os dois irmãos passeavam pelo campo – Gn 4.8

O cumprimento desta profecia aconteceu quando Caim matou o seu irmão Abel. Este pecado o acompanhou por toda a sua vida, pois ele andou como fugitivo pelo resto de sua vida, em conseqüência do que havia feito – Gn 4.14

Amigo, quanta tristeza pode causar uma pessoa ao assumir uma postura de rebelião contra Deus.

Você não pode brincar com o pecado. Se brincar ele estará à porta e no tempo certo vem o ataque e sempre será fatal.

O ato de Caim manchou a terra com o sangue do justo Abel. A profecia do anjo estava cumprida.

Lembre-se: Crede no Senhor vosso Deus e estareis seguros, crede nos seus profetas e prosperareis.


PR. ÉLBIO MENEZES

Natural de Miraguaí-RS, casado com Marta Peixoto Menezes, pai de dois filhos, Caroline e Wesley. Trabalhou no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Norte do Paraná. Está no ministério adventista por 28 anos e nestes anos foi distrital, departamental, secretário e é presidente de campo por 14 anos. Concluiu seu mestrado em teologia pelo UNASP em 2008.

Comentários