segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Aprenda a calcular o índice de massa corporal (IMC)


A obesidade é uma preocupação rotineira na vida de muitas pessoas. Alguns se preocupam apenas no que diz respeito a estética do corpo, outros apresentam o desejo de manter um corpo saudável evitando doenças e desfrutando de uma boa qualidade de vida.

O primeiro passo para saber se uma pessoa está acima ou abaixo do peso ideal é aplicar o teste do cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal) e descobrir se o peso corresponde aos parâmetros para a sua estatura. Esse teste é adotado pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Para calcular o IMC requer a aplicação de uma fórmula que leva em conta seu peso e altura. Basta dividir o peso pela altura ao quadrado (kg/cm 2).


Antes de tudo, é preciso salientar que o Índice de Massa Corporal é apenar um indicador. Há alguns problemas em usar o IMC para determinar se uma pessoa está acima ou abaixo do peso. Por exemplo: Pessoas musculosas poderão apresentar um Índice de Massa Corporal alto e mesmo assim não serem consideradas gordas. Também não se aplica o teste para crianças.

O Índice de Massa Corporal, apesar de conter alguns pontos fracos, é um método fácil no qual qualquer um pode obter uma indicação, com um bom grau de acuidade, se está abaixo do peso normal, acima do peso ideal, ou obeso. Porém, segundo os especialistas, o método mais preciso é a medição do percentual de gordura corporal.

Segue abaixo uma tabela pré-formulada para aqueles que não querem fazer o cálculo, sugerindo apenas pesos e alturas aproximados. O ideal mesmo é usar a fórmula já sugerida.

Um outro gráfica abaixo, apresenta detalhadamente o valor do IMC e sua classificação:


A melhor maneira para não ter surpresas desagradáveis é a prevenção. Alimentação saudável, exercício físico regular e um check-up esporadicamente são imprescindíveis.

Você já descobriu o seu IMC? Ainda não? Aproveite as dicas mencionadas e descubra o indicativo da sua massa corporal e cuide melhor de sua saúde.


PR. FÁBIO DOS SANTOS
Teólogo, Pastor Local da Igreja Adventista em Osório - RS, casado com Margarete Elisia dos Santos, professora da Escola Adventista nesta cidade. Filho de Adventistas (Nildo F. dos Santos - "Obreiro da CPB" e Lucila G. dos Santos - "Colportora da APC").
Webmaster e Editor geral do Blog Nisto Cremos

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...