Salmo 23 - O Senhor é meu Pastor, nada me faltará...

1. Uma fórmula para o pensamento. Um pastor recebeu a visita de um homem que admira muitíssimo. Ele começara a trabalhar em uma certa empresa, muitos anos atrás, exercendo uma função inferior, mas com muita vontade de vencer. Ele era dotado de muitas habilidades, e de uma grande energia, e fez bom uso disso. Hoje, esse homem é o presidente da companhia, e possui tudo que tal cargo representa. Entretanto, durante a caminhada que o levaria a esta posição, ele não obteve a felicidade pessoal. Tornou-se nervoso, tenso, preocupado, doentio. Um de seus médicos sugeriu-lhe que procurasse um pastor. O pastor e ele conversaram sobre os remédios que lhe haviam sido receitados e que ele tomara. Depois, o pastor pegou uma folha de papel e lhe deu a sua receita: ler o Salmo 23, cinco vezes por dia, durante uma semana. Disse que o tomasse exatamente como ele indicara. Primeiro, deveria lê-lo logo que acordasse de manhã, atentamente, meditando bem nas palavras, e em espírito de oração. Depois, ele

Pr. Élbio Menezes - Estudos em Profecias (1)



ESTUDO 1

Introdução

A partir de hoje terei o prazer de estar com você, através deste site, com o ideal de penetrarmos no extraordinário mundo das profecias. Espero que o estudo das profecias, possa ajudá-lo diante dos seus problemas e animá-lo a confiar plenamente no Deus Criador do céu e da Terra.

Neste primeiro momento quero definir alguns termos, que passarei a usar, e também esclarecer o que significará para você estudar as profecias da Bíblia.

O mundo das profecias é extraordinário, mas para muitos é completamente escuro e desconhecido. Muitas pessoas não estudam as profecias porque as consideram um mundo que uns poucos privilegiados podem compreender.

Mas o que significa a palavra profecia? Segundo o dicionário Aurélio é: “Predição do futuro feita por um profeta; oráculo, vaticínio, presságio, prognosticar, prever, antever”.

Estaremos juntos, buscando todas as profecias e as suas interpretações, bem como as lições que podemos retirar para a nossa vida pessoal. Não queremos estudar a profecia sem aprender nada com ela.

Nós encontramos na Bíblia muitas profecias, feitas pelos profetas, mas encontramos também um bom grupo de profecias feitas pelo próprio Deus e pelos anjos.

As profecias estão divididas em três grupos, que são os seguintes:

1. Profecia, segundo o modelo Clássico. A Profecia, segundo o modelo clássico, tem que ver com uma situação contemporânea. Em outras palavras, Deus enviava uma mensagem para uma pessoa ou uma nação num momento especifico. Um exemplo disto são as profecias feitas por Isaías, Jeremias, que continham muitas mensagens para o povo dos seus dias.

Este tipo de profecia foi muito usado. Deus enviou muitos profetas para falar de coisas que iriam acontecer com o Seu povo. Talvez esta foi a forma mais usada de comunicação entre Deus e o Seu povo.

A profecia neste caso não era para apenas prever o futuro, mas para orientar as pessoas que viviam nos dias do profeta para que pudessem tomar a decisão correta.

2. Profecia, segundo o modelo Preditivo. Este modelo está mais relacionado com profecias para o futuro. As profecias de Daniel e Apocalipse se enquadram neste modelo.

Tenho a impressão que quando falamos em profecia, este tipo logo vem a nossa mente. Quando alguém fala em profecia, logo se pensa nos livros de Daniel, Apocalipse, Ezequiel. Mas quero apresentar um outro grupo de profecias.

3. Profecia, segundo o modelo de Ensino. O dom de profetizar, também está relacionado como dom de comunicar a mensagem de Deus através do ensino e da pregação.

Nós também encontramos na Bíblia exemplos de pessoas que desenvolveram este dom de ensinar a vontade de Deus ao povo.

Um outro ponto que devo salientar neste momento: Um profeta nunca se auto-proclama profeta, ele é chamado por Deus. Ele pode ser chamado por Deus para ser profeta por um período ou por toda a sua vida.

Na Bíblia nós temos muitos exemplos de profetas que durante toda a sua vida foram profetas. Um exemplo é Daniel, ele dedicou toda a sua vida a Deus e Deus o usou poderosamente até o ultimo dia de sua vida.

Temos um outro exemplo de profeta por nome de Jaaziel, que foi por pouco tempo. Ele exerceu esse dom só por num momento de crise que o povo de Israel estava passando. (II Crôn. 20) Pelo menos a Bíblia não menciona mais nada a seu respeito.

Mas qual é o objetivo das profecias?

“A luz da profecia ainda brilha para guia das almas, dizendo: Este é o caminho, andai nele. A luz da profecia brilha no caminho do justo para o louvor e no ímpio para guiá-lo ao arrependimento e à conversão.”. E.G.W. M.C.H. pg. 42


Meu amigo, o objetivo que temos a estudar as profecias é descobrirmos o caminho que Deus já mostrou aos nossos antepassados e que certamente será muito útil para nós. O outro objetivo que temos ao estudar as profecias é mostrar um Deus cheio de amor para com os seus filhos no decorrer dos tempos.

Não quero apenas buscar fatos, para entender as profecias, mas quero buscar e mostrar à você, na profecia, como é o Deus que nós cremos.

San Pietro era a mais importante cidade das Antilhas Francesas, na América Central. Era conhecida por sua beleza, diversões e alto comércio. Nela atracavam navios de quase todos os países do mundo. Era uma cidade de vida noturna, e os seus habitantes orgulhavam-se de residir na cidade mais depravada das Antilhas.

Era maio de 1902. O povo foi avisado de que o vulcão Pelee estava dando sinais de erupção. Confiantes em si mesmos, não quiseram fugir. No dia 7 de maio de 1902 uma chuva torrencial desabou sobre a ilha. O dia seguinte amanheceu limpo e fresco. Repentinamente, às 8 horas, houveram duas explosões que foram ouvidas até nas Ilhas Dominicana e Santa Lúcia. Em seguida, uma espessa nuvem, com listas brilhantes, desceu da cratera do vulcão e cobriu totalmente a cidade de San Pietro.

Em 45 segundos, 28 mil habitantes que não acreditaram nas advertências que lhes foram dadas pereceram.

Amigo, como é importante conhecer o que Deus tem a nos dizer. Ele tem muitos conselhos dados através do profetas. Todos estes conselhos advertências proféticas tem o objetivo de proteger e salvar os seus filhos.

As profecias são dadas para iluminar o caminho e levar outros a se converterem a este Deus, que nos ama e está disposto a ajudar você.

Amigo, eu espero que todos nós possamos viver de fato o verso de II Cron. 20:20. “Crede no Senhor vosso Deus, e estarei seguros; crede nos seus profetas e prosperareis”.

PR. ÉLBIO MENEZES

Natural de Miraguaí-RS, casado com Marta Peixoto Menezes, pai de dois filhos, Caroline e Wesley. Trabalhou no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Norte do Paraná. Está no ministério adventista por 28 anos e nestes anos foi distrital, departamental, secretário e é presidente de campo por 14 anos. Concluiu seu mestrado em teologia pelo UNASP em 2008.

Comentários

  1. Pr. Élbio, esta foi a única forma de lhe encontrar; e quero lhe expressar minha gratidão por seus conselhos nas minhas horas mais dificeis. Dentre elas: "Não abondone a Deus, nem Sua igreja, ainda que venha cair." Este foi o um dos conselho mais sábios que recebi. Consegui pela Graça do todo Poderoso superar em muito. Hoje estou ativo na Central Paulistana S P. e faça parte na liderança. continuamos com a musica,e o quarteto masculino Adventtus. Estou lançando a segunda edição do meu livro, "Última Mensagem Para o Planeta Terra" e Deus tem me abençoado muito. Estou criando meu proprio ministerio para ajudar a igreja no avanço da causa da pregação, e dele sobreviver. Deus tem me usado para trazer almas para Ele. algumas já se batizaram na Central Paulistana e outras estão se preparando.
    Tenho um site: www.adventtus.com Meu email é adventtus@adventtus.com. Tel. (11) 78202875 - 28680443 - 38580914. Rádio Nextel 55*65*983
    Gostaria de obter sua resposta.
    Que nosso Deus vis continbue usando-lhe, e que o Poder do Seu Espirito seja dobrado em vós extensivo a todos que lhe cercam.
    Franck.

    ResponderExcluir

Postar um comentário