Salmo 23 - O Senhor é meu Pastor, nada me faltará...

1. Uma fórmula para o pensamento. Um pastor recebeu a visita de um homem que admira muitíssimo. Ele começara a trabalhar em uma certa empresa, muitos anos atrás, exercendo uma função inferior, mas com muita vontade de vencer. Ele era dotado de muitas habilidades, e de uma grande energia, e fez bom uso disso. Hoje, esse homem é o presidente da companhia, e possui tudo que tal cargo representa. Entretanto, durante a caminhada que o levaria a esta posição, ele não obteve a felicidade pessoal. Tornou-se nervoso, tenso, preocupado, doentio. Um de seus médicos sugeriu-lhe que procurasse um pastor. O pastor e ele conversaram sobre os remédios que lhe haviam sido receitados e que ele tomara. Depois, o pastor pegou uma folha de papel e lhe deu a sua receita: ler o Salmo 23, cinco vezes por dia, durante uma semana. Disse que o tomasse exatamente como ele indicara. Primeiro, deveria lê-lo logo que acordasse de manhã, atentamente, meditando bem nas palavras, e em espírito de oração. Depois, ele

Divórcio: Quando a Parte Inocente Pode Iniciar um Namoro?

Consenso da Igreja Adventista do Sétimo Dia -
(baseado em textos do Manual da Igreja e Espírito de Profecia).

O cônjuge vítima de infidelidade está livre para casar-se novamente. Pode começar um namoro antes que o processo do divórcio seja concluído?

1. “Conquanto o casamento tenha sido realizado primeiramente por Deus só, reconhece-se que os homens vivem agora sob governos civis neste mundo. O primeiro fato, portanto, que deve ter-se claramente em conta é que o casamento tem dois aspectos: o divino e o civil. O aspecto divino é regulado pelas leis de Deus; o civil, pelas leis do Estado.” MA, 197.

2. Enquanto o vínculo civil não for desfeito mediante o divórcio, o casamento não está completamente anulado.

Conclusão: a pessoa só estará plenamente livre para iniciar um novo
relacionamento quando o divórcio estiver legalmente concluído.

· Separação ou divórcio.

Procedimentos.

1. “No tocante ao divórcio, Jesus ensinou que a pessoa que se divorcia do cônjuge, a não ser por causa de relações sexuais ilícitas, e casa com outro, comete adultério.” MA, 17.

2. “No Sermão do Monte, Jesus afirmou claramente que não podia haver dissolução do laço matrimonial, a não ser por infidelidade ao voto conjugal.” O Maior Discurso de Cristo, 63.

3. “A separação ou divórcio que resulta de fatores como violência física ou em que não está envolvida a ‘infidelidade ao voto matrimonial’, (...) não dá a nenhum dos cônjuges o direito bíblico de tornar a casar-se, a menos que no ínterim a outra pessoa se tenha casado, haja cometido adultério ou prostituição, ou tenha morrido.” MA, 198.

Material Cedido por: Pr. Leonidas Verneque Guedes - Secretário - UEB
PR. YURI RAVEM
Mestre em teologia e pastor da Igreja Adventista em Pelotas - RS Casado com Andressa, mestre em educação.
Editor Associado do Blog Nisto Cremos e Editor do Blog Igreja Adventista de Pelotas



Comentários

  1. Ola..se a moça inocente está indo a igreja e quer se batizar, ja assinou a separação...mesmo assim não pode namorar um rapaz da igreja?e pode se batizar?
    Se ja esta na comunhão e se batizar,oque a impede se namorar?

    ResponderExcluir
  2. ela pode batizar, mas namorar só quando sair oficialmente o divórcio, pois enquanto isso ela ainda está legalmente casada.

    Pr. Yuri Ravem

    ResponderExcluir
  3. Ola Pastor...não entendo ainda porque pode batizar e consequentemente exercer cargos e ainda não pode namorar.Talves então não pudesse nem se batizar.Estou com esta duvida, me explica por favor.Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. No caso de uma mulher que antes do batismo teve um relacionamento e deste relacionamento um filho, porém não foi casada. Ela pode ter um novo relacionamento e um casamento ou é considerado adulterio?

    ResponderExcluir
  5. Olá pastor! Tenho uma dúvida... se um casal se separa,não por motivos de infidelidade,e acabam ambos ou um só formando uma família, tendo filhos etc. estarão perdidos? há como voltar a ser membo(s) da igreja?

    ResponderExcluir
  6. Oie Pastor gostaria que esclarecesse um dúvida, um casal que se separou por incompatibilidade de de genios não pode exercer nenhuma atividade na igreja como: Ajudar na regência, ser professor de escola sabatina entre outros cargo? Se não, aonde se baseia que não pode... Desde já agradeço a resposta.

    ResponderExcluir
  7. uma pessoa sofreu abuso na infância, isso comprometeu a relação do casal tornando insuportável a convivência e relação íntima sempre foi um tabu, tudo foi feito e tolerado para resolver, sem sucesso. , hj separados, a pessoa que não sofreu abuso pode ter um novo relacionamento? qual a posição da igreja quanto isto?

    ResponderExcluir
  8. Stephanie
    Olá eu fui casada mais não tinha sabedoria do que era o casamento, nos separamos porque a mãe dele infernizava minha vida e por falta de conhecimento pedi o divórcio me afastei de Deus e da igreja e antes do divórcio sair ele começou a namorar uma outra pessoa isso intitula traição? Logo depois comecei a namorar outra pessoa hj em dia renovei minha aliança com Jesus e queria saber se posso casar novamente? Obrigada

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Pastor. Então se uma mulher se divorcia de um marido alcoolatra violento, que poderia atentar contra a vida dela, não tem o direito de casar-se novamente ?

    ResponderExcluir
  10. adulterei minha esposa peddoou depois nao adulterei mais e ela pediu o divorcio e agora esta namorando oq eu faço

    ResponderExcluir

Postar um comentário