terça-feira, 23 de setembro de 2008

Divórcio: Quando a Parte Inocente Pode Iniciar um Namoro?

Consenso da Igreja Adventista do Sétimo Dia -
(baseado em textos do Manual da Igreja e Espírito de Profecia).

O cônjuge vítima de infidelidade está livre para casar-se novamente. Pode começar um namoro antes que o processo do divórcio seja concluído?

1. “Conquanto o casamento tenha sido realizado primeiramente por Deus só, reconhece-se que os homens vivem agora sob governos civis neste mundo. O primeiro fato, portanto, que deve ter-se claramente em conta é que o casamento tem dois aspectos: o divino e o civil. O aspecto divino é regulado pelas leis de Deus; o civil, pelas leis do Estado.” MA, 197.

2. Enquanto o vínculo civil não for desfeito mediante o divórcio, o casamento não está completamente anulado.

Conclusão: a pessoa só estará plenamente livre para iniciar um novo
relacionamento quando o divórcio estiver legalmente concluído.

· Separação ou divórcio.

Procedimentos.

1. “No tocante ao divórcio, Jesus ensinou que a pessoa que se divorcia do cônjuge, a não ser por causa de relações sexuais ilícitas, e casa com outro, comete adultério.” MA, 17.

2. “No Sermão do Monte, Jesus afirmou claramente que não podia haver dissolução do laço matrimonial, a não ser por infidelidade ao voto conjugal.” O Maior Discurso de Cristo, 63.

3. “A separação ou divórcio que resulta de fatores como violência física ou em que não está envolvida a ‘infidelidade ao voto matrimonial’, (...) não dá a nenhum dos cônjuges o direito bíblico de tornar a casar-se, a menos que no ínterim a outra pessoa se tenha casado, haja cometido adultério ou prostituição, ou tenha morrido.” MA, 198.

Material Cedido por: Pr. Leonidas Verneque Guedes - Secretário - UEB
PR. YURI RAVEM
Mestre em teologia e pastor da Igreja Adventista em Pelotas - RS Casado com Andressa, mestre em educação.
Editor Associado do Blog Nisto Cremos e Editor do Blog Igreja Adventista de Pelotas



5 comentários:

  1. Ola..se a moça inocente está indo a igreja e quer se batizar, ja assinou a separação...mesmo assim não pode namorar um rapaz da igreja?e pode se batizar?
    Se ja esta na comunhão e se batizar,oque a impede se namorar?

    ResponderExcluir
  2. ela pode batizar, mas namorar só quando sair oficialmente o divórcio, pois enquanto isso ela ainda está legalmente casada.

    Pr. Yuri Ravem

    ResponderExcluir
  3. Ola Pastor...não entendo ainda porque pode batizar e consequentemente exercer cargos e ainda não pode namorar.Talves então não pudesse nem se batizar.Estou com esta duvida, me explica por favor.Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. No caso de uma mulher que antes do batismo teve um relacionamento e deste relacionamento um filho, porém não foi casada. Ela pode ter um novo relacionamento e um casamento ou é considerado adulterio?

    ResponderExcluir
  5. Olá pastor! Tenho uma dúvida... se um casal se separa,não por motivos de infidelidade,e acabam ambos ou um só formando uma família, tendo filhos etc. estarão perdidos? há como voltar a ser membo(s) da igreja?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...