Salmo 23 - O Senhor é meu Pastor, nada me faltará...

1. Uma fórmula para o pensamento. Um pastor recebeu a visita de um homem que admira muitíssimo. Ele começara a trabalhar em uma certa empresa, muitos anos atrás, exercendo uma função inferior, mas com muita vontade de vencer. Ele era dotado de muitas habilidades, e de uma grande energia, e fez bom uso disso. Hoje, esse homem é o presidente da companhia, e possui tudo que tal cargo representa. Entretanto, durante a caminhada que o levaria a esta posição, ele não obteve a felicidade pessoal. Tornou-se nervoso, tenso, preocupado, doentio. Um de seus médicos sugeriu-lhe que procurasse um pastor. O pastor e ele conversaram sobre os remédios que lhe haviam sido receitados e que ele tomara. Depois, o pastor pegou uma folha de papel e lhe deu a sua receita: ler o Salmo 23, cinco vezes por dia, durante uma semana. Disse que o tomasse exatamente como ele indicara. Primeiro, deveria lê-lo logo que acordasse de manhã, atentamente, meditando bem nas palavras, e em espírito de oração. Depois, ele

Como Transformar seu Filho

É possível seu filho ser um Guga no talento, no comportamento e na atitude? É provável que ele seja um Bill Gates na inovação e na liderança das oportunidades? Ele poderá vir a ser um Silvio Santos no espírito empreendedor e na visão de negócios? Você quer que seu filho seja um bobo da corte? Ou um executivo disputado no mercado?

O que você pode fazer para transformá-lo num vencedor? Como agir num mundo onde o que se prega é o determinismo do destino, - pois a figura para ilustrar um filho é a de um arco: você pode apontar para o alvo mas nunca saberá a direção da flecha? Prefiro acreditar que a única predestinação que existe é aquela onde seu filho está predestinado a ser feliz, produtivo e vencedor. Para isso acontecer, comece questionando o sistema. Pergunte: por que coisas de importância relativa ( como, por exemplo, saber o teorema de Pitágoras ou equação de segundo grau ou se o verbo é transitivo indireto ) são ensinadas na escola e coisas fatais, urgentes e importantíssimas ( como, por exemplo, ensinar a tomar decisões, liderança, comunicação, falar em público, vender uma idéia etc ) não tem valor nenhum no ensino acadêmico? Quando crescer, seu baixinho vai mesmo precisar saber em que continente fica a Tanzânia? Ou vai se sentir um perdedor ou um solitário bola-murcha por não saber se relacionar com pessoas, nem ser um líder em seu cargo, ou fazer uma apresentação eficaz? Em outras palavras: não é a escola que vai transformar seu filho num vencedor: é você.

Não quero tratar neste artigo sobre regras para educar filhos, pois não sou tão ousado para isso. Conheço pessoas que tinham 3 regras e nenhum filho. O dia que tiveram 3 filhos ficaram sem nenhuma regra. A razão é simples: você está tratando com seres humanos com livre-arbítrio e não com miniaturas de adultos. Nada esgota esse assunto mas, - para transformar seu filho num profissional de futuro, - algumas coisas realmente funcionam e você tem que agir rápido, antes que ele cresça: Vejamos:

1. MUDE O RETRATO MENTAL DE SEU ALUNO

O retrato mental é formado pela auto-estima e a auto-imagem que seu filho tem de si mesmo. O sucesso profissional de uma criança dependerá de como ela se imagina. Auto-estima é o que ela sente e auto-imagem é o que ela pensa de si mesma. O que ela sente, vira pensamento. E os pensamentos determinam o destino. Uma pesquisa mostrou que crianças que tem um respeito próprio desenvolvido tem mais chances de se tornarem profissionais vencedores. Portanto, construa em seu filho uma auto-estima e auto-imagem fortes. Evite frases e auto-afirmações negativas, do tipo: Você pra burro só está faltando as penas! Ah! burro não tem pena! Então, não está faltando nada!...Você só erra!...Se lhe derem duas tartarugas para vigiar, você deixa escapar três...Você só usa a cabeça para usar chapéu...Já lhe disse isso mais de um milhão de vezes...Ei, há mesmo vida inteligente aí dentro de seu cérebro?...Você prepara uma criança para ser uma triunfadora quando reforça um retrato mental de vencedora nela, quando elogia com frases verbais ou escritas que disparam o respeito próprio. Diga coisas simples, do tipo: Você tem mãos firmes para desenhar, parabéns...Tudo bem que você não tirou 10, mas sua prova foi ótima numa coisa: você sabe pensar...Você tem facilidade em aprender geografia, fiquei impressionado ao ouvir me dizer de cor todas as capitais do Brasil...

Ao reforçar o auto-conceito, você está preparando um futuro melhor para seu filho. Quando for um Diretor de uma empresa, seu filho estará reforçando nos outros o que aprendeu com você. Ele reunirá uma equipe de desmotivados e disparará neles o impulso para as águias e a superação pessoal. Seu filho dirá que eles são os melhores do mundo, que a empresa onde trabalham é a melhor do mercado, que os produtos que vendem são os melhores e que com argumentos melhores eles produzirão resultados melhores. O reforço é o pai do esforço. E o esforço na direção certa é a base da Mudança, da Qualidade e da Eficácia.

2. CUIDADO COM AS CONTRADIÇÕES DO ELOGIO:

O tiro sai pela culatra quando um pai diz a seu filho: - Eu acredito na sua inteligência, mas não vai arrotar quando estiver na casa do 'seo' jurandir, hem? OU: Meu filho, você é o máximo, seu cérebro é privilegiado, mas por favor, quando o professor perguntar qual é a capital da Malásia não vai responder que é Londres, viu? OU: Você é bom em conhecimentos gerais mas também não vai dizer que patrimônio é o casamento do pai só porque matrimônio é o casamento da mãe, ok?

3. REFORCE O RESULTADO, NÃO A TENTATIVA:

Tudo que você precisa fazer para tornar seu filho um perdedor é mostrar a ele que o esforço é melhor que o resultado. Jamais elogie a intenção, - elogie o resultado. Um pai, por exemplo, deve elogiar seu filho, se ele fez o serviço todo do jardim que era cortar a grama e rastelar. Se ele condiciona o filho a receber elogios pelas intenções e não pelos resultados, -quando disser que o trabalho do jardim não foi feito, - terá como resposta: - E a grama do lado direito que eu tirei? E o rastelo que eu guardei na garagem não conta? Quando crescer e for um executivo e seu superior lhe cobrar uma tarefa, ele vai argumentar, quando criticado: - Ora, tudo bem que eu não vendi, mas a visita que eu fiz ao cliente, não conta? Tudo bem que o projeto que eu criei não deu certo, mas a apresentação que eu fiz para os superiores não vale nada?

4. INTERROMPA O ASSASSINATO DE JOHN LENNON.

Por que John Lennon foi assassinado? Ou por que dois pré-adolescentes entram na escola armados, matam 12 colegas e, depois, se suicidam? Muitas gente diz que foi porque assistiram a um filme violento e pela facilidade de comprarem armas e...ERRADO. Assistir a um filme violento é causa disparadora, mas não originadora. O que a imprensa não comentou no episódio dos 2 garotos americanos essa foi a causa real, ulterior, subjacente e oculta. Em quase todos os EUA os alunos são aceitos e admirados, se forem muito inteligentes. Se forem burros, tudo bem, - desde que sejam atletas. Se são burros e não atléticos, tudo bem, - desde que sejam bonitos como o magrinho do Leonard di Caprio. Se forem burros, franzinos e feios, - tudo bem, - desde que sejam ricos. Os 2 pré-adolescentes não se destacavam como inteligentes, não eram atletas, nem bonitos ou ricos. Eles foram rejeitados, discriminados e a discriminação se segura por um tempo e, depois, mostra a sua cara. Por que uma pessoa comum e desconhecida mata um estadista honrado e famoso e o motivo não é político? Quase todos confessaram que não agüentavam ver um homem receber tantas homenagens e honras. Quem não teve reconhecimento e amor na infância tem um vazio existencial que, se não souber administrar, o levará ao aniquilamento da personalidade. A lei é antiga e clara: quem não for reconhecido pelas coisas positivas que fizer, o será pelas coisas negativas. Um filho pode ser discriminado ou rejeitado pelos colegas, - mas nunca por seus pais. Mas você poderia questionar: - Eu não sou o tipo de pessoa que rejeita meu filho! Será? Quando você censura a pessoa dele e não o comportamento dele, - isso é rejeição. Quando você faz seu baixinho perceber que o ama pelo que ele faz, não pelo que ele é, - isso é rejeição. Quando você diz: - Não vê que estou ocupado para falar com você!, - isso é rejeição. Quando você aceita, como verdades, paradigmas, do tipo: - O que vale é a qualidade do tempo que se passa com um filho, não a quantidade, - isso pode ser uma forma racionalizada de rejeição. Quem sabe John Lennon estaria ainda hoje lançando ao mundo canções belíssimas se alguém dissesse com voz e atos àquele complicado jovem que um dia rondaria o edificio Dakota para matar: - Você foi um filho esperado. Você foi nosso melhor projeto de vida. Antes de nascer, você já existia em nós. Você é especial porque você é você. Há mais de 144 bilhões de neurônios em seu cérebro cruzando informações porque você é extraordinário. Você tem valor. Reforços fazem milagres. Transformam perdedores em vencedores e mudam destinos profissionais.

5. DESCUBRA O TIPO DE INTELIGÊNCIA PREDOMINANTE DE SEU FILHO:

O forte em seu filho é a inteligência verbal-lingüística? Espacial? Corporal? Lógico-matemática? Abstrata? Musical? Interpessoal ou intrapessoal? Qual? Qual é a inteligência predominante de um Ronaldinho? Se você disse corporal, acertou. Mas compare o Ronaldinho com um outro também excelente jogador. Sei lá, pense em qualquer um que se destaca hoje num grande clube! Será que esse jogador que você pensou perderia do Ronaldinho em velocidade? Perderia em arranque? Perderia em resistência física ou em tática? Provavelmente não perderia em nada disso. Mas, então, por que, Ronaldinho é melhor que os outros? A razão é simples: de nada adianta ter velocidade e arranque, forma física e visão tática, se não tiver inteligência corporal. Tudo bem que Ronaldinho descobriu isso sozinho, - mas quantos Ronaldinhos existem por esses Brasis a fora que nunca saberão que tem uma sobrenatural inteligência corporal porque nenhum pai dedicou tempo para observar? Outra coisa: diga a seu filho que ninguém é bom em tudo. Mostre a ele que Ronaldinho é um perna-de-pau em química e que Lavoisier não jogava nada. Faça com que ele se sinta melhor numa determinada coisa. Assim, quando ele se sentir rejeitado pelo grupo, tenderá a pensar: - Tudo bem, mas eu sei tocar violão melhor que ninguém aqui...sei fazer pinturas a óleo melhor que todos na escola...Quando crescer, ele pensará: - Tudo bem que aqui na empresa eu sou ruim em matemática financeira, mas sou um estrategista em marketing direto e meu projeto de telemarketing aumentou o faturamento da empresa em 17%...

6. TRASFORME SEU FILHO NUM PROFISSIONAL DE FUTURO

DESTRUINDO SCRIPTS DE PERDEDORES:

Em outras palavras: transforme scripts negativos de vida em positivos. Ao invés de dizer: - Você não presta atenção em nada, diga: - Mais um pouco e você conseguirá. Ao invés de dizer: - Suas unhas estão sujas, você não toma jeito mesmo, hem moleque!, diga: - Filho, você é bonito em qualquer situação, mas já notou que quando suas unhas estão limpas, você fica com um aspecto de vencedor? Ao invés de dizer: - Não bata a porta, diga: - Feche a porta devagarinho. Ao invés de dizer: - Você é distraído que dói, diga: - Você tem seus pensamentos, agora quero que pense nisso... Ao invés de dizer: - Quantas vezes preciso lhe dizer que não é assim que se faz!?, diga-lhe: - Você é inteligente, mas sinto que você tem dificuldades em assimilar isso, será por que não se identifica com o assunto? Como você vê isso? Veja um erro que todos cometemos. Uma mãe pede a seu filhinho de 9 anos para lavar o carro do papai. Fornece-lhe o balde, o sabão etc. Uma hora depois, ela chega perto do carro, olha feio para o filho e desabafa: - É, o capot você lavou igual o seu nariz! Nenhum reconhecimento foi dado e o script de perdedor começa a mostrar sua face na alma do baixinho. Agora, imagine que ela tivesse dito: - Filho, os pneus foram muito bem lavados, você ótimo ao tirar a sujeira difícil da roda mas, querido, por que o capot não foi tão bem lavado? Ao dar bronca misturada com reconhecimento, você formata destinos, muda scripts e prepara vencedores. No futuro, seu filho será um diretor de empresa. Ele jamais chegará para um subordinado, dizendo: - Você empilhou muito mal o material Beta. Ao contrário, dirá: - Você empilhou muito bem o material Alfa. Por que o Beta foi mal empilhado?

Quando for um líder de sucesso, seu filho saberá que liderar é influenciar e inspirar pessoas para a ação produtiva. E, para isso, é preciso trabalhar o emocional inteligente. E que, para produzir com qualidade, é necessário transformar scripts improdutivos em scripts vencedores. Ele sabe como fazer isso nos outros. Porque você soube como fazer isso nele.

7. ENSINE SEU BAIXINHO A TOMAR DECISÕES:

Viver é tomar decisões. Quem não decide, decide não decidir que é a pior decisão. Se você quer que seu filho seja um profissional vencedor no futuro é preciso ensinar, desde já, os caminhos da tomada de decisão. Um pai educador diz a seu filho indeciso: - Filho, você tem duas decisões: zoológico ou parque infantil, qual deles você escolhe para ir? Filho, para sobremesa de amanhã nós teremos pudim de abacaxi ou bolo de morango, qual deles você quer que a mamãe prepare? Mas por favor: permita que ele tome decisões, que erre, que se equivoque, que ele coma o morango pensando no abacaxi e que sofra com isso. O futuro profissional dele também será assim. É preciso desde cedo aprender a conviver com conflitos e consensos.

8. DESENVOLVA O ESPÍRITO DE ORGANIZAÇÃO:

Um profissional de excelência tem espírito empreendedor, criatividade, gosto pelo risco, iniciativa e organização entre outros atributos. Mas organização não é uma coisa que você ensina falando e, sim, agindo. Como se cria numa criança o espírito organizacional? Bem, compre 6 caixas grandes e diga: - Aqui nesta caixa você vai colocar os brinquedos que você brinca; nesta caixa 2, os brinquedos que você brinca pouco; na 3, os brinquedos que você brinca apenas quando está sozinho; na caixa 4, os brinquedos que você só brinca com seus amiguinhos; nesta caixa 5, os brinquedos que você não sabe em que caixa colocar e nesta caixa 6 coloque aqueles brinquedos que você deseja doar à crianças pobres. Aprender a fazer escolhas, discernir, definir, planejar, organizar e ser generoso é a base da estrutura profissional vencedora. Seu filho vai precisar desses atributos no futuro quando estiver á frente de uma organização.

9. TORNE-SE O TREINADOR EMOCIONAL DE SEU FILHO:

Você não vai estar ao lado de seu filho quando ele estiver sentado numa cadeira de diretor ou presidente. O que você pode fazer hoje é equipá-lo com instrumentos e ferramentas de sabedoria de vida para que ele seja um profissional de inteligência emocional alfabetizada e competência técnica. Você precisa ser, hoje, o treinador emocional de seu filho. Vejamos como se faz isso, num exemplo. Sua filha chega para você e diz: - Mamãe, estou triste com o Renatinho, ele me jurou amor eterno e agora eu o vi de braços dados com outra lá no recreio da escola. Eu o odeio, mamãe! Você jamais diz: - Minha filha, todos os homens são iguais ( isso é uma mentira, é um script de perdedor, você está ensinando a igualar por baixo e incutindo sentimentos de desqualificação ), quem mandou você ser inocente (agora você jogou pesado: minimizou os sentimentos dela e quando for uma executiva ela fará o mesmo com os 'subordinados' ), é bom você aprender a não acreditar em conversa fiada ( ô louco, você desviou do assunto, está formatando no cérebro da filha a idéia de que existem bobagens. Toda bobagem é a verdade do referencial de alguém. Quando for uma executiva, ela rejeitará coisas como brainstorming ( que é o toró de palpite ), brainswriting ( tempestade cerebral escrita ) e tudo que tiver cheiro de consultivo, participativo etc ), você é bonita, não há razão para ficar triste ( negou o sentimento dela e, no futuro ela será uma profissional negadora de sentimento e isso é a gênese do caos ), só adolescente boba acredita em amor á primeira vista ( você, agora, humilhou os sentimentos e estraçalhou pra valer, hem? ). O que fazer? Treine-a emocionalmente. Primeiro a escute empaticamente. Ouça para compreender, não para responder. A seguir, toque nela como o Jô Soares faz em seus convidados mais especiais e diga com todo afeto: - Querida, você depositou toda sua expectativa no Renatinho e essa expectativa não se cumpriu ( você repetiu a angústia dela usando paráfrase ), quando isso acontece as pessoas ficam tristes; você é uma pessoa normal e ficou abatida também; na idade que você está é comum acontecerem cenas assim e ser rejeitado é um sentimento sufocante ( você reconheceu o sentimento e agregou valor às emoções dela ). Mas até aí sua filha ainda não será uma vencedora. É agora que você vai transformá-la numa pessoa bem-sucedida. Veja como no ítem 10.

10. FAÇA PERGUNTAS DIRECIONADORAS DO TRIUNFO PESSOAL

Use o método heurístico, isto é, a mãe começa agora a fazer perguntas de amadurecimento: - Querida, como você interpreta esta situação? Por que você acredita que o rapaz agiu assim? O que você acha de trocar expectativa ( só o Renatinho pode me fazer feliz ) por alternativa ( no plano metafísico só Deus pode me fazer feliz e no plano físico ninguém pode me fazer infeliz sem o meu consentimento )? Você está despertando em sua filha as respostas da vitória na vida. Isso é ser treinador emocional. No futuro, quando ela for uma diretora de empresa e um subordinado lhe disser: - Chefe, eu não sei como resolver esse problema, - ela o ouvirá empaticamente e despertará as respostas do sucesso que estão dentro desse subordinado. Ela despertará nele a chama acesa da excelência, perguntando: Como você imagina que o problema apareceu? Ele é um problema antigo ou novo? Que portas de soluções você colocaria nesse problema? Já experimentou dividir o problema, dar soluções para cada parte para ver se o resolve no todo? Já experimentou escrever o problema, olhar para ele e lê-lo em voz alta para receber estímulos visuais, auditivos e cinestésicos e, assim, aumentar a chance de resolvê-lo? Seu filho, quando crescer, será um profissional despertador de respostas de excelência nos outros porque você fez isso com ele, quando era um baixinho. Ele pode ser um campeão no futuro, se você o treinar para isso, plantando inteligência nas emoções dele.

Alguém já disse que filhos nascem filhos, mas não nascem profissionais vencedores. Eu tenho escutado executivos de empresas dizerem, coisas do tipo: - O bom vendedor já nasce vendedor. Mas eu nunca vi uma enfermeira dizer: - Sai um vendedor pracista...Tá chegando uma executiva eficiente...Quando se nasce ou é menino ou menina. O destino dessas criaturas está nas mãos de pais, censores e educadores em geral. Quando Edson era apenas um garotinho pobre, sem futuro definido, sua mãe lhe disse: - Filho, eu tive um sonho que você seria um rei. E Edson respondeu: - Ora, mãe, só se for rei de engraxar sapatos aqui em Bauru. A mãe sorriu e respondeu: - Não, querido, eu tive um sonho que milhares de pessoas se reuniam num lugar para ver você fazer algo muito especial. Anos depois, Edson se transformava no rei Pelé. As expectativas da mãe desencadearam nele o efeito pigmalião e ele virou o Profissional do Século em sua área. O futuro profissional de seu filho está em suas mãos hoje.

Ele será um vencedor ou um mico de circo?

Você pode começar agora a responder a essa pergunta.

MAURÍCIO GÓIS
É consultor filiado ao IBCO – Instituto Brasileiro de Consultores de Organização desde 1983. É colunista e articulista nas mais importantes revistas formadoras de opinião nacional como PEGN, Venda Mais, Vencer, Empreendedor, Banas Qualidade, Passarela, Lojas & Lojistas, Opinião, Personalité etc. Graduado pela Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro. Pós-graduado em Marketing, fez cursos de especialização na American Management Association de New York, EUA e no Canadian Management Center de Toronto, Canadá.

Maurício Góis é palestrante em desempenho de alta performance.
contato@mauriciogois.com.br
www.mauriciogois.com.br
19 – 97008723 e 33853436

Comentários

  1. A resposta deverá ser enviada por “comentários” que você encontra abaixo desta postagem.
    A resposta é GATE

    ResponderExcluir

Postar um comentário