Salmo 23 - O Senhor é meu Pastor, nada me faltará...

1. Uma fórmula para o pensamento. Um pastor recebeu a visita de um homem que admira muitíssimo. Ele começara a trabalhar em uma certa empresa, muitos anos atrás, exercendo uma função inferior, mas com muita vontade de vencer. Ele era dotado de muitas habilidades, e de uma grande energia, e fez bom uso disso. Hoje, esse homem é o presidente da companhia, e possui tudo que tal cargo representa. Entretanto, durante a caminhada que o levaria a esta posição, ele não obteve a felicidade pessoal. Tornou-se nervoso, tenso, preocupado, doentio. Um de seus médicos sugeriu-lhe que procurasse um pastor. O pastor e ele conversaram sobre os remédios que lhe haviam sido receitados e que ele tomara. Depois, o pastor pegou uma folha de papel e lhe deu a sua receita: ler o Salmo 23, cinco vezes por dia, durante uma semana. Disse que o tomasse exatamente como ele indicara. Primeiro, deveria lê-lo logo que acordasse de manhã, atentamente, meditando bem nas palavras, e em espírito de oração. Depois, ele

TEATRO NA IGREJA E RECOMENDAÇÕES DE ELLEN WHITE

Por Pr.Carlos Alberto Magalhães


A Igreja Adventista em tempos modernos tem vivido um conflito litúrgico. São muitas as ocorrências de desafetos entre membros por causa de dramatizações de algum episódio bíblico. Membros e líderes se chocam com pareceres e interpretações baseados no Espírito de Profecia que à evidência superficial alegam posturas contrárias ao da própria autora.
É necessário fazer uma pesquisa dentro do contexto de vida de Ellen White e como se comportava a escola literária de sua época. Sabe-se que a partir de uma radiografia honesta sobre esta escola pode-se entender que, da mesma forma que as demais escolas, esta influenciou todos os ramos daquela sociedade, inclusive com reflexos intensos na Igreja Adventista.

EXPRESSIONISMO

Esta escola teve seu início reconhecido na Alemanha por volta da 1905 seguindo a tendência de pintores do final do século XIX, como Cézanne, Gauguin, Van Gogh[i] e Matisse. É importante citar que as escolas não surgiam em uma data premeditada, mas em uma transformação lenta e quase imperceptível e geralmente como uma reação à escola anterior. Sua consolidação é datada por algum acontecimento marcante influenciado pela tendência.[ii]

Até onde se sabe, a palavra "expressionismo" foi empregada, pela primeira vez, em 1850, pelo jornal inglês Tait's Edinburgh Magazine evocando, em artigo anônimo, uma "escola expressionista" de pintura moderna. Em 1880, Charles Rowley pronunciou em Manchester uma conferência sobre a pintura contemporânea, identificando uma corrente "expressionista" de artistas que procuravam exprimir suas paixões.[iii]

O expressionismo tem o perfil bastante acentuado e marcante por causa de transformações da sociedade alemã do fim do século XIX. Como o país industrializava-se rapidamente dentro de estruturas sociais conservadoras, os jovens artistas reagiam pelo exagero e a deformação contra códigos morais anacrônicos e repressivos. A ordem do mundo afigurava-se diabólica aos intelectuais e artistas mais sensíveis.[iv]

CARACTERÍSTICAS FILÓSOFICAS
Duas características ideológicas podem ser consideradas fundamentais no movimento expressionista: A reação contra o passado, não só contra o naturalismo ou os vários movimentos vigentes na Alemanha na época, mas reage, sem mais, contra todo o passado; é o primeiro movimento cultural que deve ser compreendido, por uma rebelião contra a totalidade dos padrões, dos valores do ocidente. A arte cessa de gravitar em torno de valores absolutos. A outra característica é a herança de traços do romantismo. A diferença é que no expressionismo o confessado não é de ninguém , o autobiográfico não tem rosto, a arte não manifesta a subjetividade e releva-se como impessoal.

Este comportamento dos literários atraiu repulsa da sociedade daquela época. A tendência socializante do expressionismo ia tornando-se sempre mais forte suscitando, sempre com mais força, a intervenção da censura. Em 1933 o expressionismo passa a ser julgado "Arte degenerada" e formalmente proibido de se expressar na Alemanha.[v]

O expressionismo alastrou-se para outras artes e partes. O teatro foi fortemente influenciado e exportado. O criador do teatro expressionista é o sueco Strindberg, que depois de uma fase de naturalismo extremado caiu no extremo oposto, de teatro simbólico-religioso. Sua influência, pouco sensível na França e na Inglaterra, foi grande na Rússia e nos E.U.A., mas sobretudo na Alemanha.

O objetivo deste tipo de teatro é propagar idéias. Em vez do individualismo quase anarquista, o Socialismo e o Comunismo; em vez do cepticismo, uma religiosidade livre, mas esperançosa; em vez do feminismo, a luta dos sexos e das gerações, o homem defendendo-se das mulheres e os filhos em revolta contra os pais, atitudes apoiadas em teorias psicanalíticas.[vi]

Esta teoria vem sem dúvida de Freud, e isto por duas razões. Em primeiro lugar a psicanálise liberta do passado . Transportando isto em termos de cultura, podemos dizer que a psicanálise liberta da tradição, da história. Em segundo lugar, a perspectiva de Freud é a da subjetividade; ao contrário do que acontece na psicologia clássica, a raiz dessa nova subjetividade á impessoal: o inconsciente foge à alçada daquilo que se considerava ser a pessoa, e a subjetividade torna-se mais anônima.

Na esfera pública, a tentativa de influenciar o comportamento da política ocorreu através de Kurt Hiller. Ele sugeriu a formação de um Partido dos Intelectuais, com o objetivo de conquistar o Paraíso na Terra; seu programa incluía a supressão da guerra; reformas econômicas para garantir o mínimo vital a todo cidadão; ajuda aos desempregados e aos criadores; liberação sexual com o reconhecimento da homossexualidade; racionalização da procriação; abolição da pena de morte; proteção do indivíduo diante do crescente poderio da psiquiatria; transformação das escolas de ensino em escolas de pensar; combate contra as Igrejas e os Parlamentos; estabelecimento de uma aristocracia do espírito; liberdade total de expressão[vii].

CARACTERÍSTICAS EXTERNAS

O teatro expressionista tem algumas características externas acentuadas. Ele dispensa a imitação da fala coloquial e dos ambientes familiares no palco; fala em estilo poético ou declamatório e prefere cenários fantásticos, que já não são mero fundo da ação teatral, mas participam dela como se fossem personagens mudos.

REFLEXO NOS EUA
O Expressionismo fez com que o teatro revivesse nos E.U.A. Durante o século XIX só houve peças poéticas para a leitura. A nova tendência veio em forma de poesia simbolista, e entre os grandes poetas simbolistas, vários escreveram peças de fundo fantástico ou lendário, levando para o palco a poesia das sugestões sutis.Estas influencias ganharam espaço na sociedade do tempo de Ellen White. Ela combateu veementemente a invasão destes conceitos e comportamentos na igreja.

DECLARACOES DE EGW SOBRE TEATRO
Os escritos de Ellen White foram muito taxativos e diretos em seus dias. Desde aquela época ela combatia o falso conceito de que tudo deveria ser organizado milimetricamente, sobrecarregando a obra e liturgia. A adoração se tornava um fardo para os adoradores. Em uma de suas citações ele diz:

Maus resultados têm sido vistos tanto na Escola Sabatina como na sociedade missionária, pelo fato de fazer-se muito de mecânico, ao passo que a experiência vital é perdida de vista. Em muitos dos supostos melhoramentos levados a efeito, o que se tem feito é colocar o molde humano na obra. Têm sido aceitos na Escola Sabatina, como oficiais e professores, homens e mulheres cuja mente não estava espiritualizada, e que não tomaram vivo interesse na obra a eles confiada; mas apenas mediante o auxílio do Espírito Santo é que se pode pôr em ordem a situação. Veríamos diferente estado de coisas se determinado número se consagrasse inteiramente a Deus, e então devotasse seus talentos à obra da Escola Sabatina, avançando sempre em conhecimento, educando-se para que pudessem instruir a outros quanto aos melhores métodos a serem empregados na obra; mas não devem os obreiros procurar métodos pelos quais ofereçam um espetáculo, consumindo tempo em representações teatrais e exibições de música, pois isto não beneficia a ninguém. Não é bom ensaiar crianças para que façam discursos em ocasiões especiais. Devem elas ser ganhas para Cristo, em lugar de despender tempo, dinheiro e esforços para uma encenação, que todo esforço seja feito a fim de preparar os molhos para a colheita. Conselhos Sobre Escola Sabatina,154,5 (grifo acrescentado)

A autora aqui alega que muitas tentativas de melhoramento na Escola Sabatina não passam de recursos mundanos e as palavras espetáculo, representações teatrais, exibições de música, discursos em ocasiões especiais, despender tempo, lembram exatamente o comportamento literário teatral de sua época. A intenção do texto é condenar os métodos vigentes que entravam na igreja com o propósito de tornar a Escola Sabatina atraente, mas que desvirtuava do verdadeiro objetivo evangelístico. Em aplicação atual percebe-se que tudo que tira o propósito principal da Escola Sabatina e atrai a atenção para si através de espetáculos é errado.
Quanto ao evangelismo e seus métodos o teatro expressionista também influenciou. Os exageros tipificavam o comportamento de alguns evangelistas.

As grandes cidades devem ser advertidas, mas, meu irmão, nem todos os métodos que adotais nesta obra são corretos. Pensais que tendes liberdade de gastar todo o dinheiro que quiserdes para atrair a atenção do povo. Lembrai-vos, porém, que na vinha do Senhor há muitos, muitos lugares a serem evangelizados e que se precisa de cada dólar. Deus não Se agrada do grande dispêndio de meios que fazeis na propaganda de vossas reuniões, bem como no aparato realizado em outras atividades de vossa obra. A exibição não está em harmonia com os princípios da Palavra de Deus. Ele é desonrado pelos vossos dispendiosos preparativos. Às vezes fazeis aquilo que se me apresenta como pôr na panela pedaços de cabaça silvestre.
Esta exibição faz com que a verdade tenha o gosto demasiado forte de tal prato. O homem é exaltado. A verdade não progride, mas fica retardada. Homens e mulheres judiciosos podem ver que as representações teatrais não estão em harmonia com a solene mensagem que tendes a apresentar. Carta 190, 1902. Evangelismo,127,8

Quanto aos pregadores evangelistas Ellen os alerta para o erro que cometiam. Em seus dias o teatro expressionista se manifestava da mesma forma através de seus atores.
Com tendência para o extremo e o exagero, as peças são combativas na defesa de transformações sociais. O enredo é muitas vezes metafórico, com tramas bem construídas e lógicas. Em cena há atmosfera de sonho e pesadelo e os atores se movimentam como robôs.[viii]

Tenho uma mensagem para os que estão com a responsabilidade de nossa obra. Não animeis os homens que devem empenhar-se neste trabalho a pensarem que devam proclamar a solene e sagrada mensagem em estilo teatral. Nem um jota nem um til de qualquer coisa teatral deve aparecer em nossa obra. A causa de Deus deve ter molde sagrado e celestial. Fazei com que tudo quanto esteja em conexão com a apresentação da mensagem para este tempo tenha o sinete divino. Não permitais que haja qualquer coisa de natureza teatral, pois isto prejudicaria a santidade da obra.

Foi-me mostrado que nos defrontaremos com todas as espécies de experiências e que os homens procurarão introduzir representações estranhas na obra de Deus. Já nos encontramos com tais em muitos lugares. No início de meu trabalho, foi dada a mensagem de que todas as representações teatrais, em conexão com a pregação da verdade presente, fossem desaconselhadas e proibidas. Os homens que pensavam ter um admirável trabalho a fazer procuraram adotar uma estranha atitude e manifestavam esquisitices no movimento do corpo. Eis a instrução que me foi dada: "Não aproveis tal coisa." Estas atitudes, com sabor teatral, não devem ocorrer na proclamação das solenes mensagens que nos foram confiadas. Manuscrito 19, 1910. Evangelismo,137,8.

Não devem os pastores pregar opiniões de homens, não devem contar anedotas nem encenar representações teatrais, nem exibir-se; mas, como se estivessem na presença de Deus e do Senhor Jesus Cristo, têm de pregar a Palavra. Não introduzam na obra do ministério leviandades, mas preguem a Palavra de maneira que deixe em quem os escute, a mais solene impressão. Review and Herald, 28 de setembro de 1897. Evangelismo,207.

Toda postura, que é tão comum, como gestos teatrais, toda leviandade e frivolidade, todo gracejo e pilhéria, devem ser considerados pelos que levam o jugo de Cristo como não sendo "convenientes" - uma ofensa a Deus e negação de Cristo. Isto incapacita o espírito para o pensar sólido e o sólido labor. Torna os homens ineficientes, superficiais e espiritualmente enfermos. ...
Manuscrito 8a, 1888. Evangelismo,644.

Ellen condena taxativamente o método e técnicas e não a arte.
Em lugar de ser uma escola de moralidade e virtude, como costuma ser chamada, é ele justamente o viveiro da imoralidade. Os hábitos viciosos e as tendências pecaminosas são fortalecidos e confirmados por esses entretenimentos. As cantigas baixas, os gestos, expressões e atitudes indecentes corrompem a imaginação e rebaixam a moral. Conselho Sobre Educação, 57

A arte dramatizada em sua opinião é boa, assim como a arte visual, a arte musical e outras. O problema está em como se usa esta arte e os exageros. O expressionismo iniciado nas artes visuais, influenciou também a música.

O que me foi apresentado é que, se o Pastor ______ desse ouvidos ao conselho de seus irmãos, e não corresse da maneira por que o faz no esforço de obter grandes congregações, exerceria mais influência para bem, e sua obra teria efeito mais benéfico. Ele deve cortar de suas reuniões tudo quanto tenha semelhança com exibições teatrais; pois tais aparências exteriores não dão nenhuma força à mensagem que ele anuncia. Quando o Senhor puder cooperar com ele, sua obra não precisará ser feita de modo tão dispendioso. Ele não necessitará então fazer tantas despesas em anúncios de suas reuniões. Não porá tanta confiança no programa musical. Esta parte de seu serviço é realizada mais à maneira de um concerto teatral, do que de um serviço de canto em uma reunião religiosa. Carta 49, 1902. Evangelismo,501.

Em seus esforços para alcançar o povo, os mensageiros do Senhor não devem seguir as maneiras do mundo. Nas reuniões realizadas, não devem depender de cantores do mundo nem de exibições teatrais para despertar o interesse. Como se pode esperar que aqueles que não têm nenhum interesse na Palavra de Deus, que nunca leram Sua Palavra com sincero desejo de lhe compreender as verdades, cantem com o espírito e entendimento? Como pode seu coração estar em harmonia com as palavras do canto sagrado? Como se pode o coro celeste unir a uma música, que é meramente uma forma? Testimonies, vol. 9, pág. 143.Evangelismo,508,9


CONCLUSAO

A literatura e arte devem ser desenvolvidas de maneira sóbria e que alcancem objetivos nobres.

Os desígnios e objetivos que levam à formação de sociedades literárias podem ser bons; mas, a menos que essas organizações sejam regidas pela sabedoria vinda de Deus, tornar-se-ão um positivo mal. Conselho aos Pais e Professores, 542.

A dramatização também pode ser encontrada na Bíblia e recomendada por Deus. O profeta Ezequiel (Ez 4 e 5) recebeu do Senhor a ordem de dramatizar o que Ele pretendia fazer com o povo rebelde. Coisas como gravar o nome da cidade de Jerusalém em um tijolo, construir edificações ao redor dele, deitar sobre o lado esquerdo trezentas e noventa vezes e depois do lado direito 40 vezes, ficar preso em cordas por vários dias, cozer bolo sobre esterco humano ou de vaca, cortar cabelo e barba com navalha, pesar, repartir, queimar e espalhar parte dos fios ao vento, eram feitas a vista do povo. Ez 4:12.

O objetivo de Deus foi deixar a sua mensagem impressa na mente do espectador como forma de sensibilizar seu duro coração, já que as palavras não surtiam mais efeito.

A arte da dramaturgia não é pecado. O pecado está em fazer dela trampolim para espetáculos e exposição do “eu” e não como método para impressionar o coração impedernido.

Não estariam alguns membros de igrejas cometendo equívocos semelhantes ao do tempo de Ellen, ao inserir em nossas igrejas trajes sensuais, modismo masculinos como óculos de sol no cabelo, camisas e calças justas, penteados exibicionistas, apresentar comportamentos e também gírias em público, copiados de novelas e filmes? Talvez as atenções da liderança e da igreja não estejam voltadas para o verdadeiro problema atual.

Portanto conclui-se que Ellen White condena o estilo literário de seus dias que influenciava negativamente as posturas e ideologias dos membros e evangelistas e não a arte.

__________________

[i] Precursor direto do expressionismo, Vincent Van Gogh criou plantas que expressavam seu atormentado mundo interior. Antes de tornar-se pintor, via-se como o figueiro estéril da parábola bíblica. Mais tarde, para dar forma à sua luta contra "as pequenas misérias da vida", projetou-se na imagem de uma planta cujas raízes agarram-se ao solo, enquanto o vento as vai arrancando. No máximo de sua arte, quando descobriu o sol "em toda sua glória", identificava-se com um girassol, fixando velas acesas no chapéu, para pintar à noite, desenhando girassóis murchos quando caía em depressão. www.expressionismo.pro.br.

[ii] A fundação nesta data foi da sociedade dos artistas Die Brücke (A Ponte). Ela marcou o início de uma nova forma de arte que se diferencia do fauvisme francês, principalmente no que se refere à sua emoção social. milvezesteatro.hpg.ig.com.br

[iii] Luiz Nazário, A Revolta Expressionista, in As Sombras Móveis. Belo Horizonte: Editora da UFMG/midia@rte, 1999. Citado por expressionismo.pro.br

[iv] ibid.

[v] dionisius.hpg.ig.com.br/

[vi] milvezesteatro.hpg.ig.com.br

[vii] expressionismo.pro.br

[viii] ccerqueira.hpg.ig.com.br


BIBLIOGRAFIA
ccerqueira.hpg.ig.com.br

dionisius.hpg.ig.com.br

expressionismo.pro.br

milvezesteatro.hpg.ig.com.br

White, Ellen. Conselhos aos Pais e Professores. CD room.

___________. Conselhos sobre Escola Sabatina CD room.

___________. Conselho sobre Educacao. CD room.

___________. Conselhos sobre Mordomia. CD room.

___________. Evangelismo. CD room.

___________. Fundamentos da Educação Cristã. CD room.

Comentários

  1. Prezados,

    Muito me preocupa a "preocupação" que muitos na Igreja, hoje, têm de justificar escritos bíblicos e da irmã White como sendo somente para sua época, possibilitando assim, tomarmos atitudes que em outros tempos não seriam tomadas. Se tudo ou quase tudo for analisado desta maneira, praticamente invalidaremos a Bíblia e os escritos da irmã White, uma vez que foram escritos em épocas distantes. Outra coisa, vejo essa preocupação como demonstração de que não nos libertamos, efetivamente, do amor às coisas que o mundo nos oferece, Eu fico pensando, qual o sentido, efetivo, de se realizar dramatizações e apresentações teatrais dentro do Templo; será que Deus está sendo louvado e engrandecido com isso? Ou estamos atraindo para as pessoas a atenção só devida a Ele? O que vale para a Escola Sabatina, vale também para os cultos. Não estou querendo julgar ninguém, mas se preocupamos em trazer teatro e estilos musicais diversos para os nossos cultos, isso pode ser um sinal de que ainda amamos as coisas que têm no mundo e conforme disse o apóstolo João: "Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele" (I João 2:15.
    Que Deus nos ilumine, nos abençoe e nos mostre a direção certa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo a lei de Deus não muda . Vejo teatro nas igrejas e me sinto triste ao ver . Se eu estiver errado que Deus me perdoe .

      Excluir
    2. Carlos Alberto Magalhães, não queira tapar o sol com a peneira, o que Ezequiel fez foi uma representação real (permitida por Deus) e não uma representação teatral, condenada por Deus.

      Acorda para a verdade, e para de ensinar mentiras!!!!

      Excluir
  2. Concordo plenamente com o Cristiano, pois se tentarmos aplicar tudo o que a irmã White escreveu só para o seu tempo, estaremos invalidando sua mensagem. Tal como a bíblia, sua mensagem deve ser válida para toda época. Não precisamos de teatro na igreja. Vejo que muita dramatização é igual a fogo de palha, só faz efeito na hora, passa rápido.
    Ismael da Fonseca

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo totalmente com o Christiano e o Ismael, não precisamos de teatro na igreja. Teatro faz com que o homem seja exaltado e faz com que a mensagem perca parte de seu valor, por ser apenas uma "representação", teatro mexe muito com o ego da pessoa que o faz e também com as emoções e acaba não trazendo o efeito que realmente precisa, e como o Ismael disse traz só efeito na hora, passa rápido. Existem muitas maneiras de pregar o evangelho, e creio eu que teatro não faz parte delas.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou do tempo antigo onde se via este tipo de coisas muito poucas vezes. Um ex-ancião de minha igreja, que foi ancião lá por volta de 25 anos me disse que uma um templo depois que é consagrado não deve ter representações teatrais, principalmente onde fica o púlpito de onde são dirigidas as mensagens de culto divino. Ele me disse em qual livro estava isto. Vou pesquisar e voltarei aqui para mostrar livro e página.
    Houve uma apresentação em minha igreja através dos jovens e o tema eram os vícios e o mundanismo. Em certo momento um dos participantes entrou fazendo papel de bêbado todo maltrapilho, mas uma coisa me chamou a atenção: 'ele estava com uma garrafa de cerveja Sckoll (acho que é assim que se escreve)! talvez tenham usado isto para dar mais realidade e toda apresentação foi no púlpito.
    Acho que existe aí um problema também de falta de compromisso e omissão dos pastores que conhecem o Espírito de Profecia muito bem e não esquentam muito a cabeça ou são ACHISTAS por sua vez.
    Fica aí o meu recado!

    ResponderExcluir
  5. Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas; mas eles dizem: Não andaremos nele.
    Também pus atalaias sobre vós, dizendo: Estai atentos ao som da trombeta; mas dizem: Não escutaremos.
    Portanto ouvi, vós, nações; e informa-te tu, ó congregação, do que se faz entre eles!
    Ouve tu, ó terra! Eis que eu trarei mal sobre este povo, o próprio fruto dos seus pensamentos; porque não estão atentos às minhas palavras, e rejeitam a minha lei.
    Jeremias 6:16-19.

    Basílio dos Santos

    ResponderExcluir
  6. Irmãos, todos somos cientes do conflito entre o bem e o mal, e que estamos no centro deste conflito.
    Nos está proposta a vida e a benção ou a morte e a maldição. O próprio CRISTO nos alertou que :" Surgirão falsos cristos e falsos profetas, operando grandes sinais e prodígios, para enganar, se possível, os próprios escolhidos".
    19 Não apagueis o Espírito.
    20 Não desprezeis as profecias;
    21 "JULGAI" todas as coisas, retende o que é bom;
    22 ABSTENDE-VOS DE TODA A FORMA DE MAL.
    23 O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
    24 Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.
    Ou seja, o pecado é um abismo que leva a morte, quanto mais longe estivermos deste abismo, mais seguros estaremos.
    A pergunta que devemos nos fazer é a seguinte, o Espírito de Profecia condena, sim, as representações teatrais como forma de evangelismo , apesar disso existem os que as aconselham e estimulam, como sendo lícitas para a obra; pergunto, como ação preventiva contra a destruição ou perdição, qual é o melhor caminho? : desprezar os escritos de Ellen e pagar para ver o resultado no final ou realmente não fazer uso desses meios mundanos na obra de DEUS? qual o caminho mais seguro, ou melhor qual dos caminhos você orientaria seu filho?

    ResponderExcluir
  7. Não pude perceber conexão entre a extensa explanação sobre o "expressionismo" e a incisiva proibição do Senhor de qualquer atividade na igreja que tenha sabor teatral. Sinceramente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não vi. O que vi são argumentos rasos a fim de justificar o injustificável, pois o espírito de profecia é claríssimo. Esses tipos de argumentos são usados por aqueles que são usados pelo inimigo de Deus para introduzir o mundanismo na igreja de Deus. Mas isso é profecia, Ellen Write adverte. Uma coisa é certa: o juízo de Deus virá e começará pela casa de Deus.

      Excluir
  8. É cego guiando cego, não ha desculpa para a prática da dramatização dentro da igreja, quando, ele deixa muito claro, através de sua serva , que nem um til nem um jota de qualquer coisa teatral esteja vinculada com a obra.

    ResponderExcluir
  9. O homem e sua inteligência tentando botar na mente humana o" pode fazer " quando Deus diz o contrário.

    ResponderExcluir
  10. nós não somos regidos pelo o que pode fazer ou não fazer, somos guiados por princípios . normas podemos negociar mas princípios não se negocia.

    ResponderExcluir
  11. Sugiro a leitura do capítulo 30, de "O Grande Conflito". Já há muito temos nos afastado da Bíblia e do Espirito de Profecia. Deus já registrou, no Espirito de Profecia "A conformidade aos costumes mundanos converte a igreja ao mundo; jamais converte o mundo a Cristo" (O Grande Conflito, p. 509). Infelizmente, a igreja está mundanizada. O pós-modernismo e o cristianismo progressista já invadiram a igreja e já estamos tendo cultos emocionais. Os sermões são de autoajuda, quando não são sermões que afirmam que Deus ama tanto o pecador que este pode viver do jeito que quiser e que, afinal, Deus o salvará, mesmo vivendo em e no pecado. Temos visto pessoas sendo batizadas sem terem feito NENHUM estudo bíblico. E isso, porque há uma meta de batismos que precisa ser atingida. Mas não nos desesperemos. Deus está no comando, e logo a sacudidura começará para que os insinceros saiam e deem lugar aos verdadeiros crentes. Maranata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente tenho que concordar com você. Para a maioria o amor venceu e sendo assim as pregações de hoje não condena mais o pecado, pois o importante é o amor de Cristo. Deus repreende pq ama. Está muito complicado. Na minha igreja raramente me convidam para pregar, eles tem medo do que vou falar. Morro de vergonha qd vejo teatro na igreja. Muitos até riem. Eu tenho vontade de me levantar e ir embora. Muito triste, mas o Espírito de Profecia diz que " parece que a igreja cairá, mas não cairá. Nem todos que disser Senhor Senhor entrará no reino de Deus. Amém! Temos que aceitar e ficar firme na rocha, pois naquele dia saberemos quem obedeceu o Assim diz o Senhor ou o Assim eu penso. Paz!

      Excluir
  12. Esse tipo de coisa é tão terrível que tem ator entrando no personagem e ficando lá mesmo. Pesquisem. Perderam a identidade, viraram os personagens.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia! Feliz Sábado!
    Muito preocupante este artigo. Tendo em vista que Ellen White deixa claro em seus escritos e a igreja nas primeiras décadas de que o drama teatral se aplica tanto aos pregadores e atores independente do tipo de conteúdo, seja mundano ou de peças religiosas. Precisamos dialogar sobre o método, se ele é adequado ou não? se é o não aceitável a Deus? ou se consiste em fogo estranho?. Nesse sentido, vejamos o que diz o Manual da IASD - 2022.
    Cantar com Espírito e Entendimento – “Os mensageiros de Deus não devem seguir os métodos do mundo em seus esforços para atrair o povo. Nas reuniões que realizam, não devem depender de cantores do mundo e exibições teatrais para despertar o interesse. Manual da Igreja - 2022, p. 129.
    Lamentavelmente, no entanto, os modernos meios de comunicação podem levar continuamente a seus espectadores representações teatrais e outras dramatizações com influências que não são saudáveis nem enobrecedoras. Se não formos seletivos, esses meios trarão seus sórdidos programas diretamente para nossos lares. Manual da Igreja - 2022, p. 160
    “Muitos dos divertimentos populares do mundo hoje, mesmo entre aqueles que dizem ser cristãos, tendem para os mesmos fins que os dos pagãos. Na verdade, existem poucos desses entretenimentos que Satanás não transforma em um modo de destruir as pessoas. Por meio da representação teatral, ele tem agido durante séculos para despertar os maus desejos e exaltar a imoralidade. Satanás usa a ópera, com sua fascinante exibição e música sedutora, o baile de máscaras, a dança e o jogo de cartas para derrubar as barreiras do princípio e abrir a porta à satisfação sensual. Em cada reunião em que é alimentado o orgulho e satisfeito o apetite, onde o indivíduo é levado a se esquecer de Deus e a perder de vista os interesses eternos, Satanás está prendendo suas correntes em redor da vítima” (Patriarcas e Profetas, p. 400 [459,460]; ver p. 109, 110 [140]). Manual da Igreja - 2022, p. 160.

    Apesar das diferenças entre os pontos de vista sobre o assunto, sejamos amorosos uns com os outros.

    Recomendo que assistam o vídeo Evangelho Teatral, que consiste em uma pesquisa muito rica sobre o assunto, realizada pelo irmão Leandro Dalla.
    https://www.youtube.com/watch?v=jjJFVrTnlHE&list=PLnOlh6S2HvX8HrtDEGG_FCzy0n-TJUMGJ&index=17&t=10s

    ResponderExcluir

Postar um comentário