Salmo 23 - O Senhor é meu Pastor, nada me faltará...

1. Uma fórmula para o pensamento. Um pastor recebeu a visita de um homem que admira muitíssimo. Ele começara a trabalhar em uma certa empresa, muitos anos atrás, exercendo uma função inferior, mas com muita vontade de vencer. Ele era dotado de muitas habilidades, e de uma grande energia, e fez bom uso disso. Hoje, esse homem é o presidente da companhia, e possui tudo que tal cargo representa. Entretanto, durante a caminhada que o levaria a esta posição, ele não obteve a felicidade pessoal. Tornou-se nervoso, tenso, preocupado, doentio. Um de seus médicos sugeriu-lhe que procurasse um pastor. O pastor e ele conversaram sobre os remédios que lhe haviam sido receitados e que ele tomara. Depois, o pastor pegou uma folha de papel e lhe deu a sua receita: ler o Salmo 23, cinco vezes por dia, durante uma semana. Disse que o tomasse exatamente como ele indicara. Primeiro, deveria lê-lo logo que acordasse de manhã, atentamente, meditando bem nas palavras, e em espírito de oração. Depois, ele

COMPREENDENDO A PROFECIA DAS 2300 TARDES E MANHÃS


A finalidade desta pesquisa que se segue, é fornecer uma compreensão fácil sobre um tema pouco compreendido até mesmo por teólogos. Porém não entrarei em detalhes específicos sobre os acontecimentos proféticos, mas me detenho no "quando" a profecia se cumpre. Para isso ore a Deus para que Ele ilumine a sua mente a compreender este assunto de extrema relevância histórica, profética e espiritual.

Algumas pessoas se surpreendem ao estudar a profecia das 2300 tardes e manhãs e não encontrarem uma solução lógica que se encaixe perfeitamente com os eventos históricos já ocorridos. Explicando: A dificuldade limita-se a forma de cálculo utilizado para datar o início e fim desta profecia. È por isso que muitos não encontram o ano de 1844 como término da mesma e sim 1843.

O fato comum é que subtraem 457 (a data da saída da ordem para restaurar Jerusalém – Daniel 9:25) de 2300 e notam que não atingem o ano de 1844, e sim um ano a menos.

Se desejarmos saber matematicamente quando o referido tempo terminou, não podemos simplesmente subtrair desta forma, por que 457 é data, e 2300, número de anos. Para encontrar um resultado satisfatório, temos que transformar datas em anos. Assim, ao mudar 457 A.C para anos, podemos agora subtraí-lo de 2300.

O decreto de Artarxerxes foi emitido em 457 A.C no 7º ano de seu reinado (Esdras 7:1-28) e foi posto em execução no outono deste ano. Este decreto foi o primeiro a dar ao estado Judeu a autonomia completa.



Todos sabemos que um ano possui quatro estações. Em nosso País (Brasil) estes períodos do ano se chamam: Primavera, Verão, Outono e Inverno. Para fins de compreensão em nosso estudo iremos definir neste gráfico um ano completo com suas quatro estações :

Primavera
Verão
Outono
Inverno

Como o decreto foi predito em outono, concluímos que faltava mais ou menos 1/4 de ano para que este terminasse, já que o ano possui quatro estações, considerando que no hemisfério Norte o Outono começa entre o fim de setembro e começo de outubro.

A data para início é 457 A.C, mas o número de anos é 456 anos completos + 1/4 de 457 que ainda faltava transcorrer. Assim temos:
DATA
NÚMERO DE ANOS
ESTAÇÃO
457 A.D
456 completos + 1/4
Outono

Portanto, subtraindo 456+1/4 de 2300, encontramos a data desejada de 1844. Como a data de 457 A.C é antes de Cristo, é fácil compreender que faltava 3/4 de ano para este ser completo. Notem, que 1/4 de ano a mais não pode simbolizar a primavera e sim o outono, por que a linha de raciocínio neste caso é descendente (-).
DATA
NÚMERO DE ANOS
ESTAÇÃO
1844 A.D
1843 + 3/4
Outono

Creio que as dúvidas tenham sido sanadas, porém já que mencionamos esta profecia, o capítulo 9 de Daniel apresenta a profecia das setenta semanas como um período de tempo de 490 anos(70 semanas x 7 dias de uma semana) fazendo uma parte do tempo da profecia das 2300 tardes e manhãs. O seu estudo é de extrema importância por que através dele encontramos a data específica para a contagem desta profecia, sendo assim, Daniel 8:14 só poderá ser compreendido quando estudado com o capítulo 9 do mesmo livro.
Leia com atenção os seguintes versos para melhor compreensão:
24 Setenta semanas estão decretadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para fazer cessar a transgressão, para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o santíssimo.
25 Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém até o ungido, o príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; com praças e tranqueiras se reedificará, mas em tempos angustiosos.
26 E depois de sessenta e duas semanas será cortado o ungido, e nada lhe subsistirá; e o povo do príncipe que há de vir destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até o fim haverá guerra; estão determinadas assolações.
27 E ele fará um pacto firme com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador; e até a destruição determinada, a qual será derramada sobre o assolador. Daniel 9:24 a 27
O batismo de Cristo como vimos, aconteceria em 483 anos após a data de 457 A.C marcada pela ordem de restauração para Jerusalém. Calculando:
DADOS PROFÉTICOS
CÁLCULOS
7 semanas + 62 semanas = 69 semanas
69 semanas X 7 (dias semanais) = 483 anos

Assim temos: 483 (69 semanas) - 456+1/4 ("ordem de restauração") = 26+3/4. O batismo de Jesus aconteceria em Outono. Assim temos:
DATA
NÚMERO DE ANOS
ESTAÇÃO
27 A.D
26 + 3/4
Outono
BATISMO DE CRISTO

A morte de Jesus ocorreria 3,5 anos depois do batismo (metade da última semana – vs 27 ). Como a conta envolve quartos e não meios, subtende-se que metade de um ano seria 2/4, já que um ano completo possui quatro estações, 4/4. O resultado seria 3,5 anos, o mesmo que 3+2/4 + 26+3/4 = 29+5/4 ou 30+1/4. A cruz foi levantada 30 anos completos depois de Cristo mais 1/4 de ano seguinte (Sabemos que Cristo morreu  por ocasião da páscoa). Assim temos:
DATA
NÚMERO DE ANOS
ESTAÇÃO
31 A.D
29+5/4 ou 31+1/4
Primavera
Morte de Cristo

Até a morte de Estevão são mais 3,5 anos, e as 70 semanas, ou 490 anos, chegam ao fim. Somando 3+2/4 a 30+1/4 o resultado é 33+3/4 do ano seguinte ou em data, 34 A.D. Assim temos:
DATA
NÚMERO DE ANOS
ESTAÇÃO
34 A.D
33 + 3/4
Outono
Fim das 70 semanas – Morte de Estevão
Nesta altura percebemos que falta 1810 anos para concluirmos a data profética. Explicando: Subtraindo 490 (número correspondente das 70 semanas) de 2300 sobram 1810 anos que somados a 33+3/4 chegamos também ao resultado desejado: 1843+3/4 ou mais precisamente como conhecemos outono de 1844.

O gráfico final o ajudará a visualizar de forma completa os eventos ocorridos durante os períodos das 2300 tardes e manhãs. Assim temos:
NÚMERO DE ANOS
456+1/4 (A.C)
26+3/4
30+1/4
33+3/4
1843+3/4
EVENTO
Ordem para restaurar Jerusalém – Decreto do Rei Artarxexers
Batismo de Jesus
Morte de Cristo
Morte de Estevão
Fim dos 2300 tardes e manhãs – Início do Juízo investigativo
457 A.C
27 A.D
31 A.D
34 A.D
1844 A.D

Comentários

  1. ???...
    não entendi como vcs fizeram esses cálculos...
    está muito confuso ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. primeiro se revele, depois faça sua pergunta, quem não tem coragem de falar quem é não é digno de criticar. Géferson Oliveira

      Excluir
    2. Grande Géferson, acredito que você tem seus métodos e sua forma de avaliar essa professia, mas uma coisa é certa não adianta entender a professia sem estar preparado com o que vem com ela. Compreende? Sempre escutamos sobre professias, é certo que vivemos os últimos dias, os fatos são claros e os acontecimentos também. Vamos nos preparam pra o grande retorno! E lembrem-se, arrependimento é algo de Deus e remorso é coisa de homens. Grande abraço!

      Excluir
  2. Tenho a mesmo dificuladade.... tenho que pesquisar mais a respeito! interressante, nem mesmo que sou da igreja entendi direto kkkk!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o segredo. Continuar estudando. O Espírito Santo nos ajudará a compreender o que não conseguimos entender.

      Excluir
  3. Interessante o embaraço que se faz ao calcular as datas. Na verdade o que ocorre é um erro elementar de considerarmos anos como apenas números comuns. Não são. Pesquisem! A transição de a.C para d.C. ocorre de forma diferente do que a transição de números negativos para positivos. Veja exemplo: (numeral) -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3, etc. Verifique a diferença agora: (anos) 3 a.C., 2 a.C., 1 a.C., 1 d.C., 2 d.C., 3 d.C. Pelo fato da inexistência de um ano 0 (Zero) o cálculo é diferente. Um exemplo prático. Uma pessoa nasceu no ano 5 a.C., viveu 10 anos, em que ano ele morreu? 6 d.C. Se fosse uma contagem matemática seria diferente, pois considere -5 + 10 = 5. Veja que isso não acontece quando se trata de datas. Sempre tem que acrescentar mais 1 para chegarmos ao ano desejado quando se transita de a.C. para d.C. Logo 457 a.C. mais 2300 anos, matematicamente chegamos a 1843, + 1 pela falta do ano zero, chegamos exatamente a 1844 d.C. (O tempo de Deus não falha).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem meu irmão, está corretíssimo. Em numerologia não se esboça o ano 0, apenas acrescentasse 1 ano. 457 [ ano do edito do rei artaxexes] - 2300 [período profético] chegamos a datação de 1843 com o acréscimo [ 1ano ] chegamos a data de 1844 - Inicio do Juizo investigativo - 2 tessalonissences capitulo 2

      Excluir
    2. Essa é uma forma didática de ensinar, mas muitos que estudamos a Bíblia, exigirão um estudo mais detalhado, científico!

      Excluir
    3. Gostei! Dessa forma simplificada fica mais fácil entender.
      Sempre tive dificuldade em justificar essa diferença nos estudos bíblicos que fiz.

      Excluir
  4. Luzirlei! Essa é uma forma didática de explicar. Não que esteja errada, mas as vezes pessoas mais cultas precisam de argumentos mais claros como o artigo exposto acima. Parabéns editores do NC.

    ResponderExcluir
  5. Oi, amigos!

    Só para constar, não foi este site que fez estes cálculos, mas vários teólogos de inúmeras denominações diferentes. A contagem da forma que vocês veem, foi nincialmente feita por William Miller no início do século XIX e depois corrigida e confirmada por Samuel Snow. Esta profecia é algo tão sério que foi plenamente aceita por milhões de estudiosos e leigos durante a história. Quando Miller apresentou seu estudo, batistas, metodistas, huguenotes, congregacionalistas, presbiterianos, luteranos, calvinistas e membros de muitas outras denominações protestantes estudaram e confirmaram o raciocínio.
    Como a Miller acertou a data mas errou o evento (ele achava que o final dos 2300 dias culminariam na volta de Cristo), a profecia se tornou impopular. Quem tem mais dúvidas pode buscar ler "As profecias de Daniel", Uriah Smith, "Conte isso ao mundo", C. Mervyn Maxwell ou "A mão de Deus ao leme", Enoch de Oliveira. Para aqueles que se interessão pelo adventismo do sétimo dia e sua interpretação desta profecia, recomendo especialmente o livro Nisto Cremos, publicado pela Casa Publicadora Brasileira.
    Bjs e bons estudos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por seu contato. Realmente não somos os únicos a trasncrever esse método de cálculo das profecias das 2300 tardes e manhãs.O objetivo do Blog NC é popularizar a conceito correto desta importante profecia!

      Excluir
  6. Não consegui entender nada sobre esse assunto.. muito complicado

    ResponderExcluir
  7. oi amigos gostei da pagna e dos comentario eu sou novo, meu nome é joão tomas vivo em angola para mais informação lg +244 925 643 233, ou vai no meu blog tomas dange, ou ainda facebook joão tomás

    ResponderExcluir
  8. Pode interpretar 2 x pra se chegar em ano?

    O termo hebraico erev boker é primeiramente interpretado como DIA e depois interpretado de novo para significar ANO...Essa pratica eu ainda naop tinha visto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Durante quarenta anos vocês sofrerão a consequência dos seus pecados e experimentarão a minha rejeição; cada ano corresponderá a cada um dos quarenta dias em que vocês observaram a terra. Números 14:34

      Esse é um dos versos que nós, adventistas, utilizamos para interpretar um dia equivalente a um ano, em profecia.

      Excluir
  9. Somente hoje consegui compreender perfeitamente essa profecia. Valeu irmão!

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  11. não entendi como fazer a data 457 mais 1/4 virar 456 inteiro mais 1/4 em números de anos,teria que ser 457 anos mais 1/4 de meses, não é isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a parte do 1/4 ainda não entendi também, mas a do 456 sim. O motivo é que estando em outubro de 457 haviam passado apenas 456 anos completo, certo? Considerando que ainda não havia findado o ano de 457.

      Excluir
  12. Entendi o motivo do 456, mas não entendi o porque de somar a ele 1/4 que é a quantidade de tempo que ainda não havia passado. Gostaria muito entender pois estou explicando a uma irmã de outra denominação e também para eu obter o conhecimento.

    ResponderExcluir
  13. Será que nossa irmã Ellen white não deixou nada explicado a esse respeito

    ResponderExcluir
  14. A Profecia foi dada em dias proféticos, portanto é anos. De 457a.C a 1.844d.C. Conforme a supra informação postada por Luzirlei.

    ResponderExcluir

Postar um comentário