Salmo 23 - O Senhor é meu Pastor, nada me faltará...

1. Uma fórmula para o pensamento. Um pastor recebeu a visita de um homem que admira muitíssimo. Ele começara a trabalhar em uma certa empresa, muitos anos atrás, exercendo uma função inferior, mas com muita vontade de vencer. Ele era dotado de muitas habilidades, e de uma grande energia, e fez bom uso disso. Hoje, esse homem é o presidente da companhia, e possui tudo que tal cargo representa. Entretanto, durante a caminhada que o levaria a esta posição, ele não obteve a felicidade pessoal. Tornou-se nervoso, tenso, preocupado, doentio. Um de seus médicos sugeriu-lhe que procurasse um pastor. O pastor e ele conversaram sobre os remédios que lhe haviam sido receitados e que ele tomara. Depois, o pastor pegou uma folha de papel e lhe deu a sua receita: ler o Salmo 23, cinco vezes por dia, durante uma semana. Disse que o tomasse exatamente como ele indicara. Primeiro, deveria lê-lo logo que acordasse de manhã, atentamente, meditando bem nas palavras, e em espírito de oração. Depois, ele

QUEM SÃO OS 144.000 SELADOS?

Quem são os 144.000? Alguns dizem que eles constituem os únicos seres humanos que serão salvos. Mas outras passagens da Bíblia afirmam que o número dos salvos será incontável.
Foram submetidas a esta coluna diversas perguntas relacionadas com os 144.000. Devido às restrições do espaço desta seção, só consideraremos alguns pontos de maior relevância. Apresentaremos, no entanto, certos princípios por meio dos quais as pessoas interessadas poderão estudar o assunto por si mesmas.

Em primeiro lugar, lembremo-nos de que lidamos com profecias que se cumprem e com profecias que ainda não se cumpriram. Neste terreno o intérprete precisa andar com cuidado. Recordamos as palavras de Tiago White: "Na exposição de profecias que ainda não se cumpriram, onde a história não está escrita, o pesquisador não deve expor suas asserções com demasiado dogmatismo, para que não se perca no campo da fantasia."
— Review and Herald, 29 de novembro de 1877.

A predição referente aos 144.000 se encontra no Apocalipse, um livro de profecia simbólica. Regras específicas se aplicam à interpretação dos símbolos da profecia. Por exemplo, no tocante ao número 144.000, existe a questão de que se deve interpretá-lo literalmente ou se é um número simbólico que representa um número muito maior em seu cumprimento. Assim, a pergunta referente a se "eles constituem os únicos seres humanos que serão salvos" pode ter uma inferência errônea, pois se o numero é simbólico, o total dos que serão salvos não precisa ser pequeno. Não há dados suficientes para dogmatismo sobre a questão de se interpretar esse número de maneira literal ou simbolicamente, mas as evidências parecem pender em direção à forma simbólica.

Façamos uma rápida análise da profecia acerca dos 144.000. Ela é apresentada em Apocalipse 7. Quatro anjos, "aos quais fora dado fazer dano à Terra e ao mar" (verso 2), recebem a ordem de adiar o dano que iriam causar, até que os servos de Deus fossem selados na fronte. O profeta ouviu então o número dos que foram selados: 144.000, compostos de filhos de Israel" (verso 4).
Depois disso, o profeta viu "grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas" (verso 9). Eles foram vistos "em pé diante do trono e diante do Cordeiro".

E claro que são apresentados aí dois grupos. Os 144.000 são representados como provenientes das 12 tribos de Israel, ao passo que a grande multidão abrange pessoas de todas as nações. Evidentemente, portanto, os 144.000 não constituem os únicos que serão salvos. Além deles, inumerável multidão encontrará a salvação.

Identifiquemos em primeiro lugar os quatro anjos. Notemos que lhes "fora dado fazer dano à Terra e ao mar". Parecem representar, portanto, as instrumentalidades divinas que trarão sobre a Terra os juízos finais de Deus. O selamento representa proteção contra o dano. Os que forem selados não serão destruídos quando os anjos finalmente soltarem os ventos.
Uma vez estudado o simbolismo, devemos perguntar: O que ou quem representam os símbolos? Os pormenores bíblicos são escassos, mas surge a ideia de que os 144.000 constituem aqueles a quem "Deus assina-la para a salvação no último período de tempo, quando Seus juízos estiverem prestes a cair. Comparando Apocalipse 7 com outras passagens, os adventistas elaboraram urna doutrina um tanto minuciosa sobre os 144.000, que a falta de espaço não nos permite reproduzir aqui. Sua interpretação estabelece tais pontos como a identidade do selo e as qualificações de caráter dos que receberão o selo.

Com frequência surge a pergunta: Os 144.000 representam somente os que estarão vivos quando Jesus vier, ou abrangem também alguns dos que morreram? Ao serem consideradas as observações de Ellen White a esse respeito, cumpre lembrar que as predições feitas por ela no início de seu ministério, de que Cristo voltaria brevemente, eram condicionais
(Mensagens Escolhidas, livro 1, págs. 66-69). Isto é confirmado por reiteradas declarações posteriores, em seu ministério, de que Cristo "já teria vindo" se houvessem sido cumpridas certas condições (ver O Desejado de Todas as Nações, ed. popular, pág. 609; O Grande Conflito, pág. 457; Testemunhos Seletos, vol. 3, págs. 72 e 297; Testimonies, vol. 8, págs. 115 e 116). Se o povo do advento houvesse prosseguido em seu entusiasmo inicial, os santos teriam entrado no reino há muito tempo (uns 100 anos atrás). Por conseguinte, as primeiras declarações de Ellen White sobre os 144.000 precisam ser interpretadas no contexto de uma expectativa precoce. A dilatação do Advento torna indefinido o ponto de tempo em que Deus começará a contar os 144.000.

Conquanto Ellen White tivesse muito que dizer sobre os 144.000, reconhecia evidentemente que nem todas as questões haviam sido elucidadas. Escrevendo em 1901, ela disse o seguinte: "Não é Sua vontade que eles [o povo de Deus] se metam em cru discussões acerca de questões que os não ajudam espiritualmente, tais como: Que pessoas vão constituir os cento e quarenta e quatro mil? Isto, aqueles que forem os eleitos de Deus hão de sem dúvida, saber em breve." — Mensagens Escolhidas, livro 1, pág. 174.

por Mário Veloso

Comentários

  1. Maravilhoso estudo. Com certeza, quero ser um dos escolhidos... mas na verdade eu fiquei "namorando" a imagem que o Sr. usou, pastor. Poderia me conseguir num tamanho e resolução maiores? Agradeço, seria muito útil no meu site.

    ResponderExcluir
  2. Tudo bem, muito obrigado pela atenção Pastor e parabéns pelo trabalho! Ah não deixei nosso site, aqui está o link, muito nos honraria sua visita... Grande abraço.

    Lidia Braga
    www.sosliderja.com
    Moderadora CDJA

    ResponderExcluir
  3. Sou Rogerio Luiz Silva, Adventista a dez anos e moro em Santa Barbara-MG. Lendo o Livro Visao dos Ceu, da Sra White, observei que ali e nos comerntarios e nas visoes dela, da a entender que tanto ela, uma amiga e dois irmaos da igreja que faleceram ela deixa bem claro que ambos fazem parte dos 144.000, gostaria de saber se ja leram esse livro e qual e o parecer de voces

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela afirma que todos os que morreram na fé da mensagem do terceiro anjo vão ressuscitar para o concerto de paz antes da volta de Jesus. O q leva a crer q yodos os salvos que morreram de 1844 para cá farão parte do grupo especial do 144000.

      Excluir
  4. Olá Rogério.
    Já li o livro, que por sinal é maravilhoso.
    Quanto a sua dúvida de quem vai pertencer aos 144.000 ou não, segue abaixo o texto do Espírito de Profecia também c itado no artigo:

    "Não é Sua vontade que eles [o povo de Deus] se metam em cru discussões acerca de questões que os não ajudam espiritualmente, tais como: Que pessoas vão constituir os cento e quarenta e quatro mil? Isto, aqueles que forem os eleitos de Deus hão de sem dúvida, saber em breve." — Mensagens Escolhidas, livro 1, pág. 174.

    Lembre-se: O mais importante é fazer parte do grupo de salvos.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. TEXTO EXTRAÍDO DO LIVRO MENSAGENS ESCOLHIDAS VOL. 2, PÁG. 263

    Serão Chamados na Ressurreição Especial
    Palavras a um Esposo e Filhos, por
    Motivo da Perda da Esposa e Mãe
    Prezado irmão:

    Quase não sei que lhe dizer. A notícia do falecimento de sua esposa foi para mim avassalante. Quase não o pude acreditar, e ainda agora dificilmente acredito. Deus, na noite do sábado passado, deu-me uma visão que escreverei. ...Vi que ela estava selada, e à voz de Deus ressurgiria e se ergueria sobre a terra, e estaria com os 144.000.

    Obs. é interessante este texto... entendo que ela estaria “com”... ou poderemos entender como sendo “entre” os cento e quarenta e quatro mil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro irmáo savio,isso é amesma coisa,''ela estará lá, entre ecom é a mesma coisa.

      Excluir
  6. Olá queridos irmãos...

    Pelo que entendi os 144.000 serão as pessoas dispostas a morrer por Cristo...Tanto as que sofreram/sofrerão mártires...ou que não sofrerão mas estarão dispostas a isto.
    E morarão na capital da cidade Santa com Jesus...
    O Pr. Fábio confirma isto???

    Tenha todos um lindo dia!

    Com estima cristã...

    R.G.

    ResponderExcluir
  7. BOM OS ESTUDO DOS ADVETISTA, PERFEITAMENTE DE ACORDO COM ABÍBLIA

    ResponderExcluir
  8. Na minha opiniao os 144 mil sao os que governarao junto com Jesus.Farão parter do governo celestial.

    ResponderExcluir

Postar um comentário