Salmo 23 - O Senhor é meu Pastor, nada me faltará...

1. Uma fórmula para o pensamento. Um pastor recebeu a visita de um homem que admira muitíssimo. Ele começara a trabalhar em uma certa empresa, muitos anos atrás, exercendo uma função inferior, mas com muita vontade de vencer. Ele era dotado de muitas habilidades, e de uma grande energia, e fez bom uso disso. Hoje, esse homem é o presidente da companhia, e possui tudo que tal cargo representa. Entretanto, durante a caminhada que o levaria a esta posição, ele não obteve a felicidade pessoal. Tornou-se nervoso, tenso, preocupado, doentio. Um de seus médicos sugeriu-lhe que procurasse um pastor. O pastor e ele conversaram sobre os remédios que lhe haviam sido receitados e que ele tomara. Depois, o pastor pegou uma folha de papel e lhe deu a sua receita: ler o Salmo 23, cinco vezes por dia, durante uma semana. Disse que o tomasse exatamente como ele indicara. Primeiro, deveria lê-lo logo que acordasse de manhã, atentamente, meditando bem nas palavras, e em espírito de oração. Depois, ele

COMO SANTIFICAR O SÁBADO

INTRODUÇÃO

1. Como memorial da criação do mundo Deus, separou o Sábado, abençoando-o, santificando-o e guardando-o. Gên. 2:1-3.
2. A observância do Sábado, além de outros propósitos, basicamente visa levar o homem a reconhecer e aceitar a Deus como Criador, Sustentador, Benfeitor e Redentor.
3. Sua instituição é inteiramente comemorativa e foi dada a toda a humanidade.
4. Philon, chama o sábado de "O Dia do Nascimento do Mundo".

I. QUAL O SIGNIFICADO DA PALAVRA SÁBADO?


1. No Hebraico - "SHABBATH", significa, desistir, cessar o labor ou a atividade, descanso (6BC, 605).
2. No Grego - "SABBATA" - significa, repouso, descanso.
3. No Latim - "SABBATUM", significa, um dia para o coração, 7º dia, descanso eterno, (EBM V. 77, 470).
4. No Aramaico - "SHABBATA", significa, cessão do trabalho.
5. No Inglês - "SABBATH", significa, descanso, repouso.
6. O termo Sábado na sua etimologia quer dizer, repouso, descanso.
7. Todos os teólogos e escritores de renome não importa a sua ideologia religiosa, são unânimes em afirmar tal conceito.
8. No início o trabalho era agradável e revigorante. Gên. 2:15. O trabalho cansativo e exaustivo veio em conseqüência do pecado. Gên. 3:17-19.
9. Não era propósito original que o dia de repouso antes do pecado fosse para descanso físico, pois era desnecessário em virtude de não haver cansaço, mas, sim, era a contemplação do Criador e de Suas obras.
10. À luz do Evangelho, o sábado é um sinal de repouso espiritual, e de libertação do pecado.
(1) Para que o Sábado (dia de descanso e repouso) alcance o verdadeiro propósito e o desígnio, é necessário saber e compreender como observar esse dia.


II. QUAL O SIGNIFICADO DA PALAVRA SANTO?


1. Das três palavras que aparecem em Gênesis 2:3 (abençoar, santificar e guardar) a segunda merece um destaque especial dentro do contexto.
2. Santificou. Ação divina de tornar algo santo. Deus além de ter abençoado e guardado o Sábado, Ele o distinguiu, tornou-o santo.
(1) A palavra quer dizer "separado para uso sagrado ou santo".
(2) O objetivo de Deus ao tornar santo o Sábado é para diferenciá-lo dos demais dias comuns da semana. Lev, 10:10; Isa. 58:12-14.
3. No ritual do antigo Santuário, por exemplo, havia orientação divina para não usar algo que não fosse separado ou santificado para os sacrifícios.
Exemplos:
(1) Fogo santo. Lev, 10:1. (Trouxeram fogo estranho. E qual foi o resultado?)
(2) Sacrifícios sem mancha. Lev. 9:2; 22:17-33.
(3) Altar Santificado. Lev. 9:15.
(4) Tudo que havia no Tabernáculo (pão, vasos, pia, etc.) deveria ser santificado para ser usado. Êxo. 40:9-1 1; Lev. 8:10 e 11.
(5) "Vestidos Santos" para o sacerdote oficiante. Êxo. 40:13; Lev, 16:4.
(6) Será bom recapitular as três divisões do santuário (o pátio, o santo e o santíssimo, e o que era feito em cada lugar).
4. É dentro desse princípio e orientação que Deus deseja que seus filhos guardem e santifiquem o sábado.
(1) O ato de santificação do Sábado consiste no fato que o dia é santo e foi separado para santos propósitos.
(2) Na santificação do Sábado todas as áreas da vida cristã estão envolvidas e o Céu visa com tal ordem tornar santa a vida.


III. COMO OBSERVAR E SANTI FICAR O SÁBADO?

1. O que marca o início e o fim do Sábado ou de qualquer outro dia? Gên. 1:5, 8 e 31; Lev. 23:32.
(1) O que quer dizer a expressão "tarde"? Deut. 16:6; Mar. 1:32 (fim do dia e início de outro dia determinado pelo pôr-do-sol).
(2) Dentro de que período no Sábado deve ser considerado santo ao Senhor? Lev. 23:32. As horas do pôr-do-sol de 6ª feira ao pôr-do-sol de Sábado são santas ao Senhor. Não pertencem ao homem e não podem ser usadas para fins comuns.
2. O que deve marcar o início desse período sagrado? Lev. 23:3 e 32.
(1) Desembaraço de todo o assunto secular.
"Antes de começar o sábado, tanto a mente como o físico devem desembaraçar-se de todos os negócios seculares." TS 3:22, 23.
(2) Deixar de lado todo trabalho secular, jornais e leituras profanas.
"Antes do pôr-do-sol ponde de parte todo trabalho secular, e fazei- desaparecer os jornais profanos." – Ibidem.
(3) Acertar toda divergência entre irmãos, membros da família.
"Nesse dia todas as divergências existentes entre irmãos, tanto na família como na igreja, deveriam ser removidas. Afaste-se da alma toda amargura, ira ou ressentimento." – Ibidem.
(4) Culto de pôr-do-sol na hora e com todos os membros da família.
"Antes do pôr-do-sol, todos os membros da família devem reunir-se para estudar a Palavra de Deus." – Ibidem.
"Cada qual (membro da família) com sua Bíblia, lendo dela um ou mais versículos." – Ibidem.
(5) Os limites do sábado devem ser observados.
"Devemos observar cuidadosamente os limites do Sábado. Lembrai-vos que cada minuto é tempo sagrado."– Ibidem.
(7) O princípio de começar e terminar o dia com o pôr-do-sol é sábio, pois, inicia-se quando a pessoa está acordada; ao passo que à meia-noite (sistema romano) a pessoa está dormindo. Os métodos divinos sempre são os melhores.
(8) O Senhor do Sábado é desonrado quando o pôr-do-sol de 6ª feira é feito quando o sol já se pôs, e a alma fica sem receber a bênção do Céu.
3. Orientações Divinas na preparação para o sábado.
(1) Quando é que se deve preparar para receber o sábado? Êxo. 16:5; Lucas 23:54-56.
(2) A 6ª feira é chamada na Bíblia o dia de preparação para o Santo Sábado.
(3) "Embora a preparação para o Sábado deva prosseguir durante toda a semana, a 6ª feira é o dia por excelência da preparação.
"O Senhor lhes ordenou que o fizesse na sexta-feira, o dia da preparação". TS 3, 21.
(4) Há orientação divina para aquilo que deve ser feito na sexta-feira? Sim. Preparo da roupa, da comida, sapatos engraxados, banho, etc. Êxodo 16:23.
"Tende o cuidado de pôr toda a roupa em ordem e deixar cozido o que houver para cozer. Escovai os sapatos e tomai vosso banho" TS. 3:22.
"Durante toda a semana, nos cumpre ter na mente o Sábado e fazer a preparação indispensável . . ." TS 3:20
(5) Antes do pôr-do-sol de 6ª feira, toda a família deve estar em ordem, banho tomado, carro lavado (se tiver), jantado, louça lavada, casa limpa e arrumada, comida do Sábado preparada, aguardando reunida a hora do início do culto para receber o Santo Sábado. É nesse sentido que a 6ª feira é chamada "Dia de Preparação".
a) Pergunta-se: Está cada família ou cada membro adventista seguindo estas orientações e praticando-as?
(6) Variedade, qualidade, quantidade, e comer comida fria no Sábado. Qual a orientação divina?
"Não devemos, no Sábado, aumentar a quantidade de alimentos ou preparar maior variedade do que noutros dias. Ao contrário, a refeição no Sábado deve ser mais simples . . ." TS. 3.23
"Embora deva agente abster-se de cozinhar aos Sábados, não é necessário ingerir a comida fria. Em dias frios, convém aquecer o alimento, preparado no dia anterior." TS. 3.24
(7) Que hora se deve levantar no Sábado? Qual a orientação divina?
"Não deveis perder as preciosas horas do Sábado, levantando-vos tarde. No Sábado a família deve levantar-se cedo . . . Isto prejudica a preparação para a Escola Sabatina". TS 3.23.
"Não sejam as preciosas horas do Sábado passadas na cama". T6. 357.
Se estes conselhos forem seguidos, erguer-se-ia sobremaneira o nível espiritual de cada família e consequentemente da Igreja, e melhoraria a pontualidade na Escola Sabatina.
(8) Conversações impróprias no Sábado maculam a alma e desonram a Deus. Isa. 58:13; LA: 525.
"Cumpre guardar palavras e pensamentos os que discutem assuntos de negócios e fazem planos no Sábado, são considerados por Deus como eles se empenhassem em mais transações de negócios". TS 2, 185.
(9) Que tipo de vestuário se deve usar no Sábado, especialmente para ir aos cultos da igreja? .
"Muitos precisam ser instruídos quanto ao modo de se apresentarem nas reuniões para o culto do Sábado. Não devem comparecer à presença divina com roupa usada no Serviço durante a semana. Todos devem ter um traje especial para assistir aos cultos de Sábado". TS 3, 22.
Na apresentação ideal de adorar ao Senhor, está Inserido também o tipo de calçado, a decência no vestuário e a ausência de pintura, etc. O uso destas coisas desaconselháveis não contribuem para a santificação do Sábado e fortalecimento da vida espiritual.
(10) Viagens aos Sábados. Qual o conselho de Deus nesse sentido?
"Temo que muitas vezes empreendamos nesse dia viagens que bem poderíamos evitar. Devemos ser mais escrupulosos quanto a viagens nesse dia . . . Quando empreendemos viagem, devemos esforçar-nos o máximo possível por evitar que o dia da chegada ao destino coincida com o Sábado." TS 3:26.
a) Há aquelas viagens à Serviço da Igreja que no possível devem ser evitadas e aquelas que são feitas como passeio, excursão, visitação às Igrejas sem caráter oficial, estas são desaconselháveis no dia de Sábado, sem falar naquelas que são feitas com fins sociais.
(11) Assistência às reuniões sociais, passeios e outras.
a) Participar de festas de aniversários, assistir casamentos, fazer visitas sociais, tomar banho de praia, piscina, assistir TV, ouvir rádio, brincar, jogar e coisas semelhantes, bem como usar as horas do sábado para namorar, não está de acordo com o espírito do Santo Dia do Senhor. Isa. 58:12-13; C.P.P.E., 627 - 528.
(12) O que fazer no Sábado.
a) Assistência às reuniões religiosas da Igreja. Test. Vol. 6:360-368; Luc. 4:16; Atos. 13:13 e 14; 17:2; 18:4 e 14.
b) Passear pela natureza com a família. Test. Para Min, 137.
c) Fazer bem ao próximo. Mat. 12:9-12; João 5:5-9; Luc, 13:15-16
d) Visitar doentes, órfãos e viúvas. Tiago 1 :27; Atos 10:38
e) Estudar a Bíblia, Espírito de Profecia e similares.

CONCLUSÃO:

1. Divinas bênçãos do Céu estão reservadas aos fiéis observadores do Sábado.
2. "Para os que guardam o Sábado, esse dia é sinal de santificação. Ezeq. 29:12.
3. "O Sábado é um elo de ouro que une a Deus a Seu povo". TS 3, 17 e 18.
4. Aqueles que forem fiéis em todos os aspectos na santificação e observância desse dia, cumprir-se-á em suas vidas a bendita promessa: "Aos que me honram, Eu honrarei", I Sam. 2:30.
5. Humanamente é impossível santificar o Santo Sábado como Cristo deseja, mas pelo Seu poder e graça isto é possível.
(1) Se assim for feito, longe do Sábado se tornar um fardo, pois, sua observância nos levará aos pés do Senhor do Sábado - Jesus Cristo – e a uma íntima e santa comunhão com Ele. Mat. 11:28-30;1 João 1:7.

Leitura Auxiliar:
1. Patriarcas e Profetas: 296, 307 2.
2. O Grande Conflito: 527, 528-9, 451, 530, 536.
3. T2 703; T6 355, 360.
4. SR 130; T6 355-6; Ed. 251.
5. T3 20, 23, 24, 26, 126, 285.
6. R1 292, 495.
7. Conselhos Sobre o Regime Alimentar: 46, 63, 136, 137.

Comentários

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Bem, existe alguns problemas nessa forma de pensar
    O judeus não usavam calendário gregoriano, eles usavam um calendário baseado na lunação, de uma lua cheia a outra, e no dia de lua cheia eles não trabalhavam(dia 1) depois eles trabalhavam 6 dias e no sétimo era descanso (shabat) e assim sucessivamente até a chegada da próxima lua cheia


    Em relação ao horário em que o dia começa é nescessário lembrar que em o criador começa a contagem dos dias após ele criar a luz gen 1:5 e ouve tarde(entardecer) e depois amanheceu após o amanhecer terminou o dia 1 e começa o 2
    Em levítico 23 32 fala que o descanso daquela festa era de uma tarde a outra e não todos os sábados, pois sabado significa descanso basta ler desde o versículo 26
    Espero ter ajudado

    ResponderExcluir

Postar um comentário