Salmo 23 - O Senhor é meu Pastor, nada me faltará...

1. Uma fórmula para o pensamento. Um pastor recebeu a visita de um homem que admira muitíssimo. Ele começara a trabalhar em uma certa empresa, muitos anos atrás, exercendo uma função inferior, mas com muita vontade de vencer. Ele era dotado de muitas habilidades, e de uma grande energia, e fez bom uso disso. Hoje, esse homem é o presidente da companhia, e possui tudo que tal cargo representa. Entretanto, durante a caminhada que o levaria a esta posição, ele não obteve a felicidade pessoal. Tornou-se nervoso, tenso, preocupado, doentio. Um de seus médicos sugeriu-lhe que procurasse um pastor. O pastor e ele conversaram sobre os remédios que lhe haviam sido receitados e que ele tomara. Depois, o pastor pegou uma folha de papel e lhe deu a sua receita: ler o Salmo 23, cinco vezes por dia, durante uma semana. Disse que o tomasse exatamente como ele indicara. Primeiro, deveria lê-lo logo que acordasse de manhã, atentamente, meditando bem nas palavras, e em espírito de oração. Depois, ele

DICAS DE LOCUÇÃO



1) NA APRESENTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE CUNHO RELIGIOSO É IMPORTANTE PRESTAR ATENÇÃO NOS SEGUINTES DETALHES...
Lendo referências bíblicas:

Por exemplo: João 3:16. Leia no ar: "João, capítulo três, versículo dezesseis. Mateus 28:1 - Leia: "Mateus, capítulo vinte e oito, versículo um". etc.
Cuidado com os Salmos!! Salmos são um conjunto de canções e orações. Ao mencionar um salmo, faça-o sem o S (plural). Exemplo: Salmo 119:105. (Salmo cento e dezenove, versículo cento e cinco). Cuidado: Salmo não é capítulo! Salmo contém versículos...

Cuidado com as cartas de Paulo

Ao citar I Coríntios 13:1 diga: "Primeira aos Coríntios, capítulo treze, versículo um". (OU: "Primeira carta de Paulo aos Coríntios...)
Assim também com a primeira (ou segunda) carta aos Tessalonicenses; Primeira ou Segunda carta à Timóteo, etc. Evite usar o termo epístola. Carta soa melhor.
Portanto, nunca diga: Primeiro aos Coríntios; primeiro aos Tessalonicenses...

Atenção, porém, com os livros de I e II Reis, I e II Crônicas! Exemplo: I Reis 12:13 - Diga: "Primeiro livro de Reis capítulo doze, versículo treze". Note que agora não estamos falando de primeira ou segunda cartas. Estamos falando de livros. Outro exemplo: II Crônicas 1:17 Leia: "Segundo livro de Crônicas, capítulo um, versículo dezessete".

MAIS...

- Evite as palavras rebuscadas, ortodoxas. Pense sempre: uma criança entenderá o que estarei dizendo? Se a resposta for positiva, vá em frente!

- Evite também expressões como: "queridos radiouvintes". Fale sempre para UMA pessoa. Assim você estará falando para todos os ouvintes da rádio.

- Atente também para a pronúncia de alguns nomes bíblicos: Nabucodonosor;
Deuteronômio (e não deuterenôme...); Herodes, o Tetrarca; ..

- Se o programa é ao vivo, chegue com, pelo menos, 30 minutos de antecedência. Acerte todos os detalhes e entradas de gravações e músicas com o operador de áudio da emissora. É importante entregar a ele uma relação completa e em ordem da seqüência das músicas, efeitos e outras gravações.

- Fale devagar, em tom de conversa. Mantenha uma distância de, no mínimo, 15 centímetros do microfone.

- A verdade precisa ser dita. Mas com tato, com amor, com cuidado. Afinal, você não conhece a(s) pessoa(s) que está "do outro lado" nem sabe de suas crenças ou convicções.

- Não use expressões do tipo: "o Espírito de Profecia diz que..." Nossa base no estudo precisa ser a BÍBLIA. Quando citar a E. G. White, refira-se a uma "renomada escritora" e não expressões igrejeiras como "irmã White" ou "serva do Senhor".

2) DICAS GERAIS DE LOCUÇÃO

· Ouça bastante o rádio, seja um bom ouvinte. Quanto mais se ouve, mais se conhece, mais se aprende.

· Tenha Bom conteúdo. Melhor do que a voz é o que se fala, seu conteúdo.

· Relaxe antes do trabalho. A inspiração e expiração do ar de maneira compassada, juntamente com a contração seguida de relaxamento dos músculos das pernas e braços, ajudam bastante.

· Livre de tensão, a voz é produzida de maneira natural.

· Cuide com a entonação. Por exemplo: "Ele vem... Ele vem?"

· Quanto maior o número de repetições por segundo, mais aguda a voz (crianças e mulheres) e quanto menor o número de repetições por segundo, mais grave a voz.

· Determinantes da voz: o físico, a emoção, a cultura, a altura, a intensidade, o timbre.

· Voz desagradável é: a gutural, áspera, peitoral, suspirante, nasal, abafada, rouca, seguida, chorosa, etc.

· Fale para uma pessoa particular, não para todos os ouvintes: "agora a hora certa para VOCÊ não perder seu compromisso...", "e agora a previsão do tempo para VOCÊ se prevenir...". E não assim: "e agora a previsão do tempo para vocês."

· Tenha pelo menos 7 horas de sono por dia.

· Evite líquidos excessivamente gelados.

· Lembre-se: quando estamos agitados e excitados, nossa respiração torna-se rápida e irregular. O oposto traz respiração harmônica, regular, lenta e suave.

· Na comunicação geral, seja soft, fale sorrindo, com simpatia, não de maneira austera ou autoritária. Seja, sobretudo entusiasta. Muito entusiasmo!

· Amarre o ouvinte na programação: - Daqui a pouco você vai ouvir esta música (e exibe um pedaço da música); - Logo após os comerciais, você vai ouvir Fulano de tal - um programa especial que você conhece; - Em seguida, estará chegando aquele seu programa esperado...; - Daqui a pouco uma dica de saúde...

· Nunca tente copiar uma pessoa. Preste atenção em todos e forme o seu estilo. Não force sua natureza para copiar o estilo de outra pessoa.

· Leia bem o texto antes de apresentá-lo no ar. Cuide com a pronúncia de nomes, numerais e já saiba onde parar para respirar. Fale o texto. Não dê a impressão de leitura.

· Não leia o texto com pressa. Procure finalizar as frases com reservas de ar. Seja cortês e respeite o ouvinte ao falar.

· Mantenha-se sempre bem informado. Saiba o que está acontecendo: dia do que é hoje, como se pronuncia o nome que está sendo manchete na mídia do momento...

· Não faça comentários sem autorização, muito menos se não tiver conhecimento.

· Seja organizado no estúdio.

· Cuide para não deixar o microfone aberto em momentos inoportunos.

· Sempre anuncie e desanuncie um programa dizendo quando ele volta.

· Na troca de locutores, conversas amistosas, mencione o nome do locutor, preparar previamente com descontração. Não fale coisas negativas, não ofenda ao colega e evite falar sobre o tempo.

LEMBRE-SE: o bom profissional de Rádio é avaliado pela sua originalidade, poder de síntese, criatividade, improvisação, carisma e por sua voz bem colocada.

Fonte: Novo Tempo

Comentários