sexta-feira, 4 de agosto de 2006

Série - "Dom de Línguas" (I Coríntios 14:2)

O FALAR EM LÍNGUAS E FALAR EM MISTÉRIOS (1 CORÍNTIOS 14:2)


RA
1 Coríntios 14:2 Pois quem fala em outra língua não fala a homens, senão a Deus, visto que ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.

RC
1 Coríntios 14:2 Porque o que fala língua estranha não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala de mistérios.

1) Línguas estranhas ? O que são?

a. A palavra estranha não aprece no original Grego. É por isso que em algumas traduções esta palavra aparece em letras diferentes (ou itálicos) na bíblia. É um acréscimo daquilo que o tradutor achou que seria.
b. Paulo não diz que a língua era desconhecida, logo, então, as línguas referidas eram idiomas estrangeiros em uso por nações, mas desconhecidas aos membros da igreja de Corinto.
c. É erro deduzir que a frase ?línguas estranhas?, seria uma língua especial que estaria nascendo em Primeiro como já vimos este termo não aparece no original, e segundo uma vez que o dom já havia sido chamado de ?variedades de línguas? (I Coríntios 12:10)

2) Falam de Mistérios ? Significado bíblico desta expressão.

PONTO IMPORTANTE: Não são as línguas que são misteriosas, mas sim, elas falam de mistérios.
Sendo que a bíblia deve ser a sua própria intérprete (I Pedro 1:21), o que ela diz serem estes mistérios? São os segredos ou verdades dom plano da salvação, os quais estavam ocultos, e com Cristo, foram sendo esclarecidos e revelados.

EXEMPLOS:

1 coríntios 2:7 mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, outrora oculta, a qual Deus preordenou desde a eternidade para a nossa glória;...
12 Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente.
13 Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais.

· Paulo usa o termo ?mistério? para resumir todo o plano da salvação que antes estava oculto, mas com o Espírito de Deus este mistério seria revelado.

I coríntios 4:1 Assim, pois, importa que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus.

· A pregação cristã dos apóstolos é apresentada como um mistério.

Efésios 6:

18 com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos
19 e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho,

· Paulo pede oração aos Efésios para que ele fosse capaz de tornar conhecido o mistério do evangelho com coragem.

· Outros e exemplos; Rom 16:25; Efésios 1:9; Mateus 13:11...

3) Ninguém no mundo entende, unicamente Deus?

· Esta é uma frase mal compreendida pela maioria dos carismáticos e onde eles se ancoram, afirmando que é só Deus que entende o dom de línguas deles também.
· Com isto, porém, eles estão criando uma arma contra eles próprios, pelos seguintes motivos:

a. Se ninguém entende senão unicamente deus, para que então os esforços de tantos pentecostais querendo provar que ali e acolá, a língua que falam foi entendida?

b. Se ninguém entende, mas ninguém mesmo, além de Deus, como podem eles harmonizar isto com seu argumento de que o dom de línguas é a capacidade de falar a ?língua? dos anjos, se única e exclusivamente Deus é quem entende, então os anjos também não compreendem.

4) O verdadeiro sentido da frase ?ninguém entende?

a. É engano interpretar a clausula ?ninguém entende? , em um sentido geral, pois fazer assim, seria contradizer Atos 2: 5-12, onde refere-se que cada um entendia em sua própria língua.

b. Esse ninguém entende não poderia ser todos os seres do universo, por que ninguém era capaz de falar para todo mundo ao mesmo tempo. E de fato Paulo não estava querendo dizer isso. Ele se referia à igreja de Corinto, ou seja, na igreja de Corinto, ninguém entende.

c. Era o falar em línguas sem tradução que preocupava Paulo, pois já que não era conhecida, não edificava. (I coríntios 4:12-13)

d. O próprio Paulo interpretou de maneira bem clara esse verso um pouco mais adiante, através dos versos 26-28:
26 Que fazer, pois, irmãos? Quando vos reunis, um tem salmo, outro, doutrina, este traz revelação, aquele, outra língua, e ainda outro, interpretação. Seja tudo feito para edificação.
27 No caso de alguém falar em outra língua, que não sejam mais do que dois ou quando muito três, e isto sucessivamente, e haja quem interprete.
28 Mas, não havendo intérprete, fique calado na igreja, falando consigo mesmo e com Deus.

e. Com base nesses verso, podemos agora interpretar corretamente I Coríntios 14:2, da seguinte maneira:

Por que quem fala língua desconhecida (dos presente e não do intérprete) não fala (ou não deve pôr a falar) aos homens (presentes) senão a Deus (em oração); por que (sendo uma língua desconhecida dos presentes) ninguém o entende, e em espírito fala de mistérios (isto é, das coisas ocultas que Deus revelo).

16 comentários:

  1. Irmão, muito obrigado por sanar minha dúvida. Que Deus lhe abençoe grandemente.

    ResponderExcluir
  2. Ainda tenho uma dúvida. Isso me ajudou muito, mas gostaria de uma explicação sobre o termo falar em espírito, no final do versículo. Esse falar em espírito, seria espírito de oração?

    ResponderExcluir
  3. Excelente explicação, que Deus continue o abençoando, e que possamos crescer no conhecimento das escrituras, para que assim estejamos aptos a servir a Deus em espirito e em verdade.

    ResponderExcluir
  4. MUITO BOA A SUA TENTATIVA DE JUSTIFICAR A SUA NÃO CRENÇA NA LINGUAS ESTRANHAS, MAS O QUE DIZER QUANDO JOÃO DIZ EU VOS BATIZO COM AGUA MAS VEM UM APÓS MIM QUE VOS BATIZARÁ COM ESPIRITO SANTO E COM FOGO,?PORQUE QUE PAULO SÓ DISSE QUE OS IRMÃO DE CORINTO NÃO ENTENDIA AS OUTRAS LINGUAS PORQUE ELE NÃO FEZ ,MENÇÃO DE OUTRAS IGREJAS JA QUE TAMBEM ESTEVE COM OTROS POVOS DE LINGUAS DIFERENTES.? DESCUPE-ME OS SENHORES QUE NÃO CREEM NETA DADIVA QUE DEUS NOS DEU NO DIA DE PENTECOSTE..VCS NÃO SABEM O QUE ESTÃO PERDENDO..BUSQUE A DEUS COM PROFUNDIDADE E VCS TAMBEM SERÃO BATIZADOS COM O ESPIRITO SANTO E FALARAM NOVAS LINGUAS..ABRAÇO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A presença de Deus sempre se manifesta numa glória que purifica o justo e elimina o incrédulo. O mesmo fogo que redime, destrói, do mesmo modo que o Sol que derrete a cera, endurece o barro. O batismo “com fogo” (Mateus 3:11), portanto, indica o caráter do batismo com o Espírito Santo: sendo que o fogo (assim como a água) é um agente purificador, o batismo com o Espírito Santo é com fogo porque purifica o pecador, ou seja, regenera o coração dele.

      Excluir
    2. Leia também: http://setimodia.wordpress.com/2008/04/20/batismo-com-agua-com-fogo-e-com-espirito-santo/

      Excluir
  5. não posso rejeitar essa benção que é o batismo com espirito santo,pois isso não se aprende Deus é que dar sendo assim eu prefiro crer e usufruir deste dom..lamento por vcs que estão rejeitando essa dadiva...pense nisso

    ResponderExcluir
  6. Abraão!
    Deus concede o Batismo do Espírito Santo, mas convém saber em sua palavra como isso se dá.
    Seria uma contradição da parte do Espírito Santo se revelar de forma diferente daquela ensinada no livro que Ele mesmo inspirou os profetas a escreverem - A Bíblia!

    ResponderExcluir
  7. Como VC pode dizer que sua explicação é que está certa ? Desse modo VC diz que a interpretação da bíblia que nós usamos está incompleta ,isso foi o que entendi,porque quando em 1 corte 14:2 diz que quem fala em língua estranha fala em mistério com Deus e ninguém entende por que as coisas espirituais se discerne espiritualmente ,aí VC não acredita ou não fala e quer dizer que VC está certo e a bíblia na nossa tradução está errada ,então estamos acreditando em um erro ,é muito complicado se meter em coisa que não sabe explicar ,não irmão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconselho a VC ler tudo o que a bíblia fala sobre o don de linqua e assim VC mesmo verá o que é o verdadeiro don de linquas

      Excluir
    2. Eu sempre acreditei dessa forma mas precisava de uma explicação melhor para poder ensinar aos outros. Da forma que se colocou está muito clara, não podemos viver na ignorância. A própria Bíblia diz que é melhor profetizar que falar em línguas, então porque persiste nisso, será que não percebe a confusão na cabeça das pessoas. Ame seu próximo e não o critique, ao contrário, ore por ele. Se realmente estamos na ignorância, busque em Deus, Ele nos ajudará. O dom de línguas e maravilhoso mas nem todo mundo tem, então fale claramente em sua própria língua, assim todos podem entender, até mesmo você. Se falar língua que só Deus entende não terás edificação e poderá ser interpretado por Deus como uma enganação pois só Ele conhece seu coração. Cuidado com o que fala é pensa. Amo você meu irmao, Deus te abençoe.....

      Excluir
  8. O problema de muitos ta no caráter que não os convém aceitar a verdade como ela é.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo estudo, está perfeita a explicação. Quem acredita em linguas(glossolalia) esta no engano pq assim aprenderam e foram cegos pelo espirito do anti Cristo. A verdadeira línguas(dons) são idiomas das nações usados para a evangelização, mas o povo prefere gritar, pular, esperniar e fazer um culto de umbanda dentro da igreja, que estudar a Biblia e ver a verdade At 17:11. Faça se tudo com ordem e decência. Onde esta a decência num culto onde todos gritam e falam (línguas) ao mesmo tempo? Se ninguém entende nada assim como diz. Pq então querem cada um ser mais espiritual do que o outro gritando e falando o que não é verdadeiro? Suas linguas são uma farsa que Jesus ira vomita los por esta blasfêmia atribuída ao Espírito Santo. Primeiro que a obra do Espirito Santo é somente para convencer do pecado, do juízo e da justiça. Seja BEREANO POVO MEU.

    ResponderExcluir
  10. Uma coisa é fato!
    O Espírito Santo é "Santo" Ou seja habita no homem sim.. Mas no que busca santidade.. Porém vemos cada ser humano sapateando muitas das vezes esbarrando nos outros.. Até certa tapas em que. Está perto tirando a paz daquele que está em oração.. falando em línguas como se fosse do Espírito "Santo" que ai fica a pergunta.. O espírito não é Santo? Se a pessoa está cheia... Como pode fazer um alvoroço .. Uma desordem.. Em nome do "Espírito Santo"?? Vou morrer sem compreender essas coisas.. Pq o que vejo na Bíblia é ordem e decência é o q vejo nas igrejas não tem nada a ver com isso.. Nas dizem q é pentecoste. Aonde?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...