sexta-feira, 4 de agosto de 2006

Série - "Dom de Línguas" (Atos 10:43-48)

Contexto

· A ordem de Cristo é que o evangelho da salvação fosse pregado a todos os povos inclusive os gentios. (Mat 28:19; Atos 1:8)
· Os apóstolos não estavam evangelizando os gentios por acharem que estes eram indignos da salvação. Então Deus abriu o caminho para evangelização dos gentios através de três milagres:
a. Enviou um anjo ao gentio Cornélio, ordenado-lhe que chamasse a Pedro para dele ouvir a mensagem da salvação (Atos 10:1-8)
b. Deu uma visão a Pedro, na qual lhe mostrou que nenhum povo considerasse imundo ou rejeitado para o evangelho (Atos 10:9-34)
c. Convencidos por estes dois milagres anteriores, isto é o aviso do anjo e a visão que Pedro recebera. Pedro lhes pregou as boas novas. Como Cornélio e os de sua casa creram, o Espírito santo, o mesmo Espírito, operou um terceiro milagre, dotando-os com o dom línguas que Pedro recebera no Pentecostes. (Línguas idiomáticas ? grego ?glôssa?) ? Referência (Atos 10:44-48).

Atos 10:
44 ¶ Ainda Pedro falava estas coisas quando caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.
45 E os fiéis que eram da circuncisão, que vieram com Pedro, admiraram-se, porque também sobre os gentios foi derramado o dom do Espírito Santo;
46 pois os ouviam falando em línguas e engrandecendo a Deus. Então, perguntou Pedro:
47 Porventura, pode alguém recusar a água, para que não sejam batizados estes que, assim como nós, receberam o Espírito Santo?
48 E ordenou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Então, lhe pediram que permanecesse com eles por alguns dias.

1) Que propósitos o dom de línguas, como ?dom-sinal? atingiu na casa de Cornélio?

Sinal para convencer os judeus de que os gentios também eram aceitos por Deus e que a conversão de Cornélio e os de sua casa era genuína.
Com esta manifestação o caminho da evangelização gentílica abriram-se para sempre e creram que os apóstolos eram verdadeiros

2) Que prova temos que o dom de línguas em Atos 10, foi o mesmo do pentecostes em Atos 2, ou seja, idioma das nações?

Várias vezes Pedro nos informa de maneira clara que os gentios falaram a mesma espécie de línguas dadas no Pentecostes. (Atos 10:47; 11:17; 15:8)
O dom de línguas dado a Cornélio foi mais uma vez um idioma conhecido, reconhecidos e compreendidos pelos ouvintes, pois caso não entendessem, não teriam afirmado que Cornélio e sua casa estavam glorificando a Deus (Atos 10:46)

3) E qual a utilidade de Cornélio falar outros idiomas?

Como um centurião da corte, (em nossos dias um oficial do exercito), ao ser transferido para outros paises, poderia falar do evangelho a outros povos sem a barreira do idioma.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...